Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/2303
Título: | Representações sociais dos docentes do ensino fundamental do Distrito Federal sobre o uso do laptop educacional como ferramenta pedagógica |
Autor(es): | Gondim, Éder Gleiser da Silva |
Orientador(es): | Cerqueira, Teresa Cristina Siqueira |
Assunto: | Professores de ensino fundamental Tecnologia na educação Ensino auxiliado por computador Representações sociais |
Data de apresentação: | 20-Jul-2011 |
Data de publicação: | 6-Jan-2012 |
Referência: | GONDIM, Éder Gleiser da Silva. Representações sociais dos docentes do ensino fundamental do Distrito Federal sobre o uso do laptop educacional como ferramenta pedagógica. 2011. xi, 61 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011. |
Resumo: | Essa pesquisa teve como propósito analisar as representações sociais dos docentes do ensino fundamental do Distrito federal sobre o uso do laptop educacional como ferramenta pedagógica, para isso contamos com o aporte teórico de autores como Serge Moscovici, considerado o pai da Teoria das Representações Sociais, Michel Gilly que se apropriando dessa teoria estuda os fenômenos sociais ocorridos na área da educação, José A. Valente que tem como base de seus estudos a apropriação tecnológica e pedagógica dos docentes para utilização de computadores na educação, entre outros autores. Para a coleta dos dados foi realizada uma pesquisa de campo com uma abordagem qualitativa o que implicou a utilização de questionários e observações. Os questionários foram respondidos por 30 docentes que trabalham na Escola Classe 102 do Recanto das Emas e no Centro de Ensino Fundamental Pipiripau II, as observações foram realizadas na Escola Classe 102 do Recanto das Emas em 4 turmas, sendo 2 turmas do primeiro ano e 2 turmas do segundo ano, durante a segunda fase do projeto 4 que é o estágio supervisionado do curso de pedagogia, ambas as escolas fazem parte do PROUCA – Programa Um Computador Por Aluno que está sendo implementado pelo Governo Federal. Em nossa análise dos dados entrelaçamos as diversas falas dos docentes que participaram da primeira fase de nossa pesquisa durante as observações com os dados apurados através dos questionários. Através dos dados coletados concluímos em nossa pesquisa que o principal fator que de certa forma inibe a utilização do laptop educacional em sala de aula é a falta de conhecimento dos docentes quanto a métodos pedagógicos para o uso dessa ferramenta. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT This research aimed to analyze the social representations of elementary school teachers of the Federal District on the educational use of the laptop as a pedagogical tool, for that we have the theoretical contribution of authors such as Serge Moscovici, considered the father of the Theory of Social Representations, Michel Gilly appropriating this theory that studies the social phenomena occurring in the area of education, José A. Valente which is based on the appropriation of their studies and educational technology in teacher use of computers in education, among others. For data collection was carried out field research with a qualitative approach which involved the use of questionnaires and observations. The questionnaires were answered by 30 teachers working in the School of the Class 102 and Emas Corner Center Elementary School Pipiripau II, the observations were carried out in the School Class of 102 Emas Corner in 4 classes, 2 classes of the first year and 2 classes in the second year, during the second phase of the project which is the fourth stage of the supervised course of pedagogy, both schools are part of PROUCA - a Computer Program for Student being implemented by the Federal Government. In our analysis of the data the various interwoven lines of teachers who participated in the first phase of our research during the observations with the data gathered through questionnaires. Using data collected in our research we concluded that the main factor that somehow inhibit the use of educational laptop in the classroom is the teachers' lack of knowledge about teaching methods for using this tool. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2011.07.TCC.2303 |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons