Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/23024
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_AtilaPerassaCoelho_tcc.pdf61,99 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorCamara, Rogerio José-
dc.contributor.authorCoêlho, Átila Perassa-
dc.identifier.citationCOÊLHO, Átila Perassa. Bo(i)s: marca registrada, indústria brasileira: a figura do gado bovino como sujeito cultural em rótulos de derivados animais, 1947-1966. 2019. 64 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Design)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Design, Habilitação em Programação Visual, 2019.pt_BR
dc.description.abstractNeste trabalho são realizadas leituras e Interpretações, por abordagens multidisciplinares, de artefatos gráficos nacionais da metade do séc. XX, no caso rótulos de produtos de origem animal que se encontram no acervo do fundo do Ministério da Agricultura no Arquivo Nacional de Brasília. Busca-se maiores informações e detalhamentos sobre as manifestações artísticas da brasilidade e das realidades sociais e históricas do Brasil ao revisar diferentes teorias, procurando, nesse processo, refletir sobre o design de rótulos no Brasil produzido antes mesmo do ensino formal de Design, construindo um catálogo consistente da pesquisa realizada e contribuindo para a divulgação de ricos acervos voltados ao campo de memória gráfica brasileira. Ao analisar rótulos de produtos derivados do gado bovino, entre os anos de 1947 a 1966, propõe-se olhares sobre as manifestações culturais e a iconicidade que o animal assume em diversas facetas da sociedade brasileira, pensando em conceitos de ‘representação’ e ‘imaginário’, além de tratar conjuntamente sobre as realidades sociais dos animais e das relações das sociedades humanas com eles. Esse relatório apresenta o resultado da pesquisa e realização do catálogo, enriquecendo o estudo com um projeto de design editorial, buscando desenvolver as interpretações de leitura crítica dos artefatos gráficos em linguagens de projeto de design. Ao final, podemos concluir que, não obstante a importância desses estudos, o processo de construção desses olhares é sempre longo e continuo, ganhando vida a partir das contribuições de subjetividades diversas.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordRótulospt_BR
dc.subject.keywordAlimentos - rotulagempt_BR
dc.subject.keywordProjeto gráfico (Tipografia)pt_BR
dc.subject.keywordIdentidade culturalpt_BR
dc.subject.keywordMarca de produtospt_BR
dc.titleBo(i)s : marca registrada, indústria brasileira : a figura do gado bovino como sujeito cultural em rótulos de derivados animais, 1947-1966pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2020-01-28T14:10:01Z-
dc.date.available2020-01-28T14:10:01Z-
dc.date.submitted2019-07-03-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/23024-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
Aparece na Coleção:Design



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons