Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/23018
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_TiagoMergulhaoSantosCastro_tcc.pdf6,54 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Interact : usando interatividade para explicar emergência
Autor(es): Castro, Tiago Mergulhão Santos
Orientador(es): Garrossini, Daniela Fávaro
Assunto: Simuladores
Jogos digitais
Design de produtos
Data de apresentação: 25-Jun-2018
Data de publicação: 28-Jan-2020
Referência: CASTRO, Tiago Mergulhão Santos. Interact: usando interatividade para explicar emergência. 2018. 26 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Design)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Este trabalho é uma exploração de como disseminar o conhecimento sobre sistemas emergentes utilizando tecnologia. Por meio de pesquisa de diversas experiência, programas, literatura e jogos interativos, será criado um léxico sobre sistemas emergência. Sistemas emergentes são populações de agentes individuais que, ao atingir um limiar populacional, esta população apresenta características orgânicas que, em alguns casos, beneficiam a população. Este léxico será aplicado na definição de certos conceitos de agência e emergência. Por meio disto, será constituída uma narrativa sobre uma questão social efetiva e atual, que será enquadrada em meio a estes conceitos. Este enquadradamento ajudará a exploração e desenvolvimento por meio de ferramentas tecnológicas. A representação final é uma experiência visual que explique a influência do individual no desenvolvimento das características de uma população. Esta experiência será produzida utilizando ferramentas de desenvolvimento de jogos e motores de comportamentos de inteligência artificial. Isto busca visibilizar uma forma de raciocínio no qual a modelagem de problemas seja possível por métodos sistemáticos em vez de inferência. Apesar da conclusão do processo não resultar na reprodução fiel da questão definida, diversas discussões são levantadas em relação à viabilidade de tal simulação em sistemas sociais humanos. Finalmente, a pergunta é, como ferramentas de pensamento, tais como emergência e agência, podem ser associadas à tecnologia para viabilizar o estudo e compreensão da sociedade.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Design, Habilitação em Programação Visual, 2018.
Aparece na Coleção:Design



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons