Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/23018
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_TiagoMergulhaoSantosCastro_tcc.pdf6,54 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorGarrossini, Daniela Fávaro-
dc.contributor.authorCastro, Tiago Mergulhão Santos-
dc.identifier.citationCASTRO, Tiago Mergulhão Santos. Interact: usando interatividade para explicar emergência. 2018. 26 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Design)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Design, Habilitação em Programação Visual, 2018.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho é uma exploração de como disseminar o conhecimento sobre sistemas emergentes utilizando tecnologia. Por meio de pesquisa de diversas experiência, programas, literatura e jogos interativos, será criado um léxico sobre sistemas emergência. Sistemas emergentes são populações de agentes individuais que, ao atingir um limiar populacional, esta população apresenta características orgânicas que, em alguns casos, beneficiam a população. Este léxico será aplicado na definição de certos conceitos de agência e emergência. Por meio disto, será constituída uma narrativa sobre uma questão social efetiva e atual, que será enquadrada em meio a estes conceitos. Este enquadradamento ajudará a exploração e desenvolvimento por meio de ferramentas tecnológicas. A representação final é uma experiência visual que explique a influência do individual no desenvolvimento das características de uma população. Esta experiência será produzida utilizando ferramentas de desenvolvimento de jogos e motores de comportamentos de inteligência artificial. Isto busca visibilizar uma forma de raciocínio no qual a modelagem de problemas seja possível por métodos sistemáticos em vez de inferência. Apesar da conclusão do processo não resultar na reprodução fiel da questão definida, diversas discussões são levantadas em relação à viabilidade de tal simulação em sistemas sociais humanos. Finalmente, a pergunta é, como ferramentas de pensamento, tais como emergência e agência, podem ser associadas à tecnologia para viabilizar o estudo e compreensão da sociedade.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordSimuladorespt_BR
dc.subject.keywordJogos digitaispt_BR
dc.subject.keywordDesign de produtospt_BR
dc.titleInteract : usando interatividade para explicar emergênciapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2020-01-28T13:25:09Z-
dc.date.available2020-01-28T13:25:09Z-
dc.date.submitted2018-06-25-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/23018-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
Aparece na Coleção:Design



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons