Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2300
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_JanainaDelfinoPereiraGuilherme.pdf552,24 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Criança com Síndrome de Down na escola : a importância do diálogo entre escola e família
Autor(es): Guilherme, Janaina Delfino Pereira
Orientador(es): Santana, Raquel Soares de
Assunto: Down, Síndrome de
Lar e escola
Inclusão escolar
Data de apresentação: 16-Abr-2011
Data de publicação: 6-Jan-2012
Referência: GUILHERME, Janaina Delfino Pereira. Criança com Síndrome de Down na escola: a importância do diálogo entre escola e família. 2011. 80 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.
Resumo: Este estudo teve por objetivo analisar como as concepções dos personagens envolvidos no processo de inclusão de uma criança com Síndrome de Down pode influenciar no desenvolvimento da mesma, assim como verificar de que forma ocorre o diálogo entre escola e família em prol do desenvolvimento da aluna. Nesta pesquisa qualitativa, foram utilizados, para coleta de dados, instrumentos como: entrevista semi-estruturada, dinâmica conversacional, questionários e observações na sala de aula. Os colaboradores são: família (mãe), professora regente, professora especialista e pedagoga. Na busca pelas respostas aos objetivos da pesquisa, foi feita a triangulação dos dados e construídas as categorias que nortearam as discussões. Através das análises, inferiu-se que a família possui um olhar otimista com relação ao desenvolvimento da filha, sendo este fato percebido como crucial para o avanço observado na criança. Verificou-se que o diálogo entre escola e família ocorre de forma satisfatória em prol do desenvolvimento da criança. Percebeu-se, também, que existem lacunas a serem assumidas pelos agentes responsáveis, para que inclusão ocorra de forma legítima nesta escola. Concluímos com ponderações que possam atenuar as lacunas encontradas, assim como, considerações acerca da necessidade de estudos que fomentem e ampliem as discussões sobre este tema.
Informações adicionais: Monografia (Especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departament de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons