Resumo: | Devido ao vasto universo de possibilidades de atuação do design, procurou se focar na premissa do design feito de maneira autoral. O formato do mercado autoral permite a criação de produtos menos padronizados e com ligação direta com a identidade e fluxo criativo do designer, podendo desenvolver projetos para outras marcas ou uma marca própria. Para isso, pensou-se numa temática inspiradora para o processo criativo. Buscou-se, portanto, para o trabalho de conclusão de curso, aprofundar conhecimentos acerca da literatura de cordel, da sua história e da sua importância na cultura brasileira. O levantamento bibliográfico nos permitiu conhecer a riqueza literária do cordel e os demais elementos iconográficos referentes à cultura nordestina. Isso serviu-nos de inspiração para trabalhar com o design de superfície no desenvolvimento de estamparias. Os conhecimentos adquiridos no curso de design, o interesse pela cultura de moda, e o trabalho já realizado para o mercado de moda, há algum tempo, foi determinante para a escolha de uma peça do vestuário como produto de projeto. A experiência no ambiente de moda possibilitou nos pensar em um produto que seria amplamente veiculado e estaria ligado à cultura brasileira de moda de praia: o biquíni. Portanto, para a execução e a divulgação da iconografia de cordel, estudou-se a modelagem e o desenho dessa peça do vestuário tão emblemática para servir de suporte aos grafismos da estampa baseada no universo de imagens de cordel. Para a aplicação e a veiculação do texto de cordel foi também desenvolvida uma coleção-cápsula com peças do vestuário de moda-praia, assim como um editorial inspirado nos principais elementos icônicos desse gênero literário. A motivação para expor a arte do cordel foi também pessoal, foi uma introspecção nas raízes nordestinas de minha linhagem familiar. A partir disso, tornou-se mais forte a vontade de divulgar e, de certa maneira, democratizar essa arte nordestina, de uma região do Brasil tantas vezes esquecida, assim como seus expoentes artísticos e polos culturais. |