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https://bdm.unb.br/handle/10483/22994
Título: | AprEnDO : aplicativo didático para suporte no aprendizado de EDO’s : um relato de experiência |
Autor(es): | Oliveira, Leonardo Arthur Degolim |
Orientador(es): | Evangelista, Tatiane da Silva |
Assunto: | Equações diferenciais Jogos digitais Aplicativos Software - desenvolvimento |
Data de apresentação: | 5-Jul-2019 |
Data de publicação: | 22-Jan-2020 |
Referência: | OLIVEIRA, Leonardo Arthur Degolim AprEnDO: aplicativo didático para suporte no aprendizado de EDO’s: um relato de experiência. 2019. 69 f.,il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Software)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama (FGA), Brasília, 2019. |
Resumo: | O objetivo deste trabalho foi desenvolver o AprEnDO, um jogo de celular para analisar o apoio à aprendizagem de equações diferenciais ordinárias (EDO) de 1a ordem. O jogo pergunta a respeito de classificação e resolução dessas equações. A metodologia de trabalho foi um relato de experiência de uma aplicação de jogo em uma classe de Cálculo 2 (C2) da Faculdade do Gama da UnB em que a professora orientadora ministrou o ensino. Em 1/2019 a turma começou a utilizar o jogo e foram aproximadamente 2 meses de coletas em um servidor de dados para relatar a experiência do AprEnDO em sala de aula e verificouse a baixa participação dos alunos. Como método de validação para a organização do conhecimento na estrutura cognitiva houve o uso de mapas conceituais. |
Abstract: | The purpose of this paper was to develop the AprEnDO, a cellphone game, to analyze the learning from first order ordinary differential equation (ODE). The game presents questions about equation’s classification and resolution. The methodology was an experience report of the game application in Cálculus (C2) classes of Gama’s College in the UnB which the mentor teacher ministered the teaching. On the date 2019/1 first semester the class started using the game and for approximately two months a server stayed collecting games’s data to report the AprEnDO’s experience in classroom and were verified low students participation. As valitation method to knowledge organization in the cognitive structure there was the use of concept map. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama (FGA), Engenharia de Software, 2019. |
Aparece na Coleção: | Engenharia de Software
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