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dc.contributor.advisorEvangelista, Tatiane da Silva-
dc.contributor.authorOliveira, Leonardo Arthur Degolim-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Leonardo Arthur Degolim AprEnDO: aplicativo didático para suporte no aprendizado de EDO’s: um relato de experiência. 2019. 69 f.,il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Software)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama (FGA), Brasília, 2019.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama (FGA), Engenharia de Software, 2019.pt_BR
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho foi desenvolver o AprEnDO, um jogo de celular para analisar o apoio à aprendizagem de equações diferenciais ordinárias (EDO) de 1a ordem. O jogo pergunta a respeito de classificação e resolução dessas equações. A metodologia de trabalho foi um relato de experiência de uma aplicação de jogo em uma classe de Cálculo 2 (C2) da Faculdade do Gama da UnB em que a professora orientadora ministrou o ensino. Em 1/2019 a turma começou a utilizar o jogo e foram aproximadamente 2 meses de coletas em um servidor de dados para relatar a experiência do AprEnDO em sala de aula e verificouse a baixa participação dos alunos. Como método de validação para a organização do conhecimento na estrutura cognitiva houve o uso de mapas conceituais.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEquações diferenciaispt_BR
dc.subject.keywordJogos digitaispt_BR
dc.subject.keywordAplicativospt_BR
dc.subject.keywordSoftware - desenvolvimentopt_BR
dc.titleAprEnDO : aplicativo didático para suporte no aprendizado de EDO’s : um relato de experiênciapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2020-01-22T15:17:38Z-
dc.date.available2020-01-22T15:17:38Z-
dc.date.submitted2019-07-05-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/22994-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1The purpose of this paper was to develop the AprEnDO, a cellphone game, to analyze the learning from first order ordinary differential equation (ODE). The game presents questions about equation’s classification and resolution. The methodology was an experience report of the game application in Cálculus (C2) classes of Gama’s College in the UnB which the mentor teacher ministered the teaching. On the date 2019/1 first semester the class started using the game and for approximately two months a server stayed collecting games’s data to report the AprEnDO’s experience in classroom and were verified low students participation. As valitation method to knowledge organization in the cognitive structure there was the use of concept map.pt_BR
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