Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22987
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_GuilhermeSenooHirata_tcc.pdf6,79 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Projeto Hokori : criação de uma coleção de camisetas para a seleção de futebol do Japão
Autor(es): Hirata, Guilherme Senoo
Orientador(es): Santos, Georgia Maria de Castro
Assunto: Futebol
Vestuário
Design de camisetas
Identidade cultural
Data de apresentação: 1-Jul-2019
Data de publicação: 22-Jan-2020
Referência: HIRATA, Guilherme Senoo. Projeto Hokor: criação de uma coleção de camisetas para a seleção de futebol do Japão. 2019. 68 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Desenho Industrial)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O presente projeto consiste no estudo e no desenvolvimento de uma coleção de camisetas para a Seleção Japonesa de Futebol. No processo de criação buscou-se elementos que remetessem, por meio da forma ou de estampas, características relacionadas ao esporte e a cultura japonesa. Almejou-se focar nas características da cultura, na linguagem, nos signos e símbolos relacionados ao Japão, como forma de exaltar as qualidades e a cultura local, e da mesma maneira exaltar o futebol no país. Este projeto trata de um trabalho fictício para a Federação Japonesa de Futebol, um estudo de caso e um processo de criação de novas propostas para as camisetas dos uniformes da seleção nacional de futebol japonês, porém não há qualquer ligação oficial com a federação. Para o estudo teórico procurou-se fazer uma revisão de literatura e estudos de similares e afins. Após esta etapa buscou-se iniciar a geração de alternativas para então, posteriormente, partir para a prototipação. Este projeto consiste no desenvolvimento de três kits de uniforme de jogo, um kit para jogos como mandante, um kit para jogos como visitante, e um terceiro kit, para casos excepcionais quando os dois primeiros kits não possuem contraste suficiente com o uniforme do adversário. Os kits para os uniformes consistirão em: camisa, calção e meião.
Abstract: The present Project consists in the study and development of a collection for the Japan National Football Team. Throughout the creation process, elements such as shapes or prints related to the sport and the Japanese culture were searched to enrich the research. The aim was to focus on characteristics of culture, language, symbols and signs related to Japan itself, as a way of exalt the qualities and the local culture, in addition to exalt the football in the country. This work is a fictitious project for the Japanese Football Association (JFA) in Japan, a case study is conducted and the creation of new proposals for the kits were made, but this project does not have any official partnership with the JFA. For the theoretical study, the main goal was to do a literature review along with some benchmarking in order to start the generation of alternatives phase, only then, the prototype phase would occur. This project consists in the development of three football kits, being the first kit known as “Home kit”, the second called as “Away kit” and finally, the “Third kit”. All the kits consist in Jersey, shorts and socks.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Design, Habilitação em Programação Visual, 2019.
Aparece na Coleção:Design



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons