Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2298
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_LaisPinheirodeMenezes.pdf1,07 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A sociogênese do bullying em pessoas com necessidades educacionais especiais
Autor(es): Menezes, Laís Pinheiro de
Orientador(es): Freire, Sandra Ferraz de Castillo Dourado
Assunto: Violência na escola
Estudantes deficientes
Discriminação aos deficientes
Desenvolvimento humano
Educação especial
Socialização
Data de apresentação: 8-Jul-2011
Data de publicação: 6-Jan-2012
Referência: MENEZES, Laís Pinheiro de. A sociogênese do bullying em pessoas com necessidades educacionais especiais. 2011. xii, 91 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo geral analisar o sentido das práticas discriminatórias vivenciadas por sujeitos com necessidades educacionais especiais na escola com o intuito de verificar a possível caracterização dessas práticas como violência escolar, ou bullying. E como objetivos específicos, pretende-se identificar e caracterizar práticas potencialmente ou evidentemente discriminatórias nas experiências escolares de crianças com necessidades educacionais especiais; analisar o sentido dessas experiências preconceituosas para crianças e jovens com necessidades educacionais especiais no contexto escolar; e estabelecer relações entre o sentido das vivências discriminatórias na escola, a formação e o desenvolvimento de concepções de si (auto-estima, autoconceito, autopercepção) e o desenvolvimento escolar de crianças e jovens com necessidades educacionais especiais. O referencial teórico está pautado na trajetória da educação especial no Brasil, na concepção e na trajetória do bullying, o enfrentamento desse fenômeno, a sociogênese do bullying e os processos de socialização, formação da identidade e construção das concepções de si. Para a realização da pesquisa empírica adotou-se o caráter qualitativo e foi desenvolvida uma metodologia interpretativa das narrativas dos sujeitos. Utilizou-se questionários dialogados com questões abertas com quatro pais/mães de crianças com necessidades especiais que estudam em escolas regulares e fazem complementação em uma escola especial e entrevistas narrativas individuais com quatro pessoas com necessidades especiais que frequentam a escola especial. Foi realizada no contexto de um centro de ensino especial da rede pública de educação do Distrito Federal. Na análise dos discursos e narrativas foram construídas categorias com base nos significados e sentidos dessas experiências preconceituosas para os próprios sujeitos. Foi possível estabelecer relações entre o sentido das vivências discriminatórias na escola, o desenvolvimento de concepções de si e o desenvolvimento escolar de pessoas com necessidades educacionais especiais. Os resultados sugerem que todos os sujeitos e suas famílias são marcados pela exclusão e desigualdade social na escola e na família. Porém, o reconhecimento da violência se dá apenas de forma indireta na narrativa em função de práticas veladas de exclusão. Entretanto, o bullying não foi reconhecido de forma explícita nas narrativas. As práticas escolares canalizam a cultura de violência que assola a sociedade atual e marcam mais intensamente as vidas das pessoas mais vulneráveis. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This paper aims at analyzing the meaning of discriminatory practices experienced by individuals with special education students in school in order to relate these practices as school violence or bullying. Specific objectives intended to identify and characterize potentially or obviously discriminatory practices within school experiences of children with special educational needs; to analyze the meaning of these experiences to students with special educational needs; and to relate the meaning of discriminatory experiences in school to the development of self conceptions and to school achievement. The theoretical framework comprises themes like the History of special education in Brazil; bullying; the sociogenesis of bullying; the processes of socialization in relation to the development of self. Empirical research adopted a qualitative methodology through interpretative narrative. We used questionnaires with open questions in dialogue with four fathers / mothers of children with special needs attending regular schools and special school, and individual narrative interviews with four people with special needs who attend this special school. Research took place in a public special educational center in Brasília. Discourses and narratives analysis counted on categories based on the significance and meanings of experiences for the subjects. It was possible to establish a relationships between the sense experiences of discrimination at school, the development of self conceptions and school achievement people with special educational needs. The results suggest that the individuals and their families are marked by exclusion and social inequity in school and family contexts. However, recognition of the violence is only partially and veil in the narrative in terms of practices of exclusion. The teaching practices also reflect culture canalization of violence of today's society marking intensely the lives of vulnerable people.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons