Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22973
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_MarceloBezerraLopes_tcc.pdf1,51 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorZindel, Márcia Terezinha Longen-
dc.contributor.authorLopes, Marcelo Bezerra-
dc.identifier.citationLOPES, Marcelo Bezerra. Economia comportamental: a aplicação de Nudge para a melhoria de hábitos alimentares. 2018. 56 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia de Produção, 2018.pt_BR
dc.description.abstractA fim de se encontrar uma solução para reduzir o crescimento dos índices de sobrepeso e obesidade entre jovens, o estudo tem como objetivo analisar o efeito da aplicação de dois Nudges para aumentar o consumo de alimentos saudáveis por estudantes em cantina de uma escola particular de Brasília, Distrito Federal. Para isso, realizou-se pesquisa bibliográfica sobre conceitos de Economia Comportamental e de Nudge, desenharam-se e aplicaram-se dois Nudges e, por último, avaliou-se o efeito da aplicação. Como principal resultado, observou-se o êxito da ferramenta de Nudge em aumentar o consumo de saladas de fruta entre os jovens, demonstrando a capacidade do Nudge ser uma ferramenta de política pública de eficácia e baixo investimento.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordNudgespt_BR
dc.subject.keywordComportamento do consumidorpt_BR
dc.subject.keywordHábitos alimentarespt_BR
dc.titleEconomia comportamental : a aplicação de Nudge para a melhoria de hábitos alimentarespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2020-01-21T14:43:48Z-
dc.date.available2020-01-21T14:43:48Z-
dc.date.submitted2018-12-06-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/22973-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1In order to find a solution to reduce the growth of overweight and obesity rates among young people, the study aims to analyze the effect of the application of two Nudges to increase the consumption of healthy foods by students in a canteen of a private school in Brasilia, Brazil. For this, a bibliographic research was done on concepts of Behavioral Economics and Nudge, two Nudges were designed and applied and, finally, the effect of the application was evaluated. As a main result, it was observed the success of the Nudge as a tool to increase fruit intake among young people, demonstrating Nudge's ability to be a public policy tool of efficiency and low investment.pt_BR
Aparece na Coleção:Engenharia de Produção



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons