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https://bdm.unb.br/handle/10483/2296
Título: | O brincar como elemento motivador da aprendizagem na educação infatil |
Autor(es): | Pereira, Julia Daniele |
Orientador(es): | Castro, Carla Castelar Queiroz de |
Assunto: | Educação de crianças Motivação na educação Crianças - desenvolvimento Aprendizagem Atividades lúdicas Recreação |
Data de apresentação: | Jul-2011 |
Data de publicação: | 6-Jan-2012 |
Referência: | PEREIRA, Julia Daniele. O brincar como elemento motivador da aprendizagem na educação infatil. 2011. 128 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011. |
Resumo: | Muitos estudos destacam a importância da motivação para o processo de aprendizagem uma vez que este é entendido como um processo pessoal, complexo e reflexivo que depende de fatores intrínsecos/extrínsecos do aluno. A literatura também demonstra a importância de atividades lúdicas no meio educativo, visto que jogos e brincadeiras, quando bem orientados, podem ser utilizados como instrumentos pedagógicos motivadores do processo de aprendizagem das crianças em fase escolar. Esta pesquisa foi elaborada com o propósito de verificar a importância do brincar para a motivação do processo de aprendizagem e desenvolvimento das crianças de 4 e 5 anos de idade em sala de aula. Primeiramente é feito um panorama baseado em vários pressupostos teóricos acerca dos temas abordados e em seguida é apresentada a pesquisa realizada em uma escola de educação infantil da rede pública de ensino, procurando analisar a relação entre ludicidade e motivação para o aprender. Para atingir o propósito da pesquisa foram coletadas informações por meio de questionários, observações e entrevistas. A conclusão principal foi que o caráter motivador do brincar contribui satisfatoriamente para a aprendizagem e desenvolvimento dos educandos. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT Many studies show the importance of motivation in the learning process. This is understood as a complex personal process, which depends on student‟s intrinsic/extrinsic factors. Scientific literature also demonstrates the importance of playful activities in the education field since games and funny activities, when they are well guided, they can be used as educational tools to motivate children during their school lifetime. This research was carried out with the aim to check the importance of play can contribute to the motivation in the learning process and development of children aged 4 and 5 in the classroom. Firstly, it is made a prospect based on several theoretical possibilities about the topics discussed. Next, it is presented the research done in a kindergarten public school with the objective to find out the relation between entertaining activities and motivation to learn. In order to achieve the purpose of the research, information was collected through questionnaire, observation and interviews. Thus, it was concluded that motivating games help the pupils learning and development. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
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