Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22968
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_NathaliaFelipeAndrade_tcc.pdf1,49 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Custos logísticos para centralização/descentralização de estoques em uma empresa varejista de alimentos congelados
Autor(es): Andrade, Nathália Felipe
Orientador(es): Granemann, Sérgio Ronaldo
Assunto: Cadeia logística
Controle de estoque
Logística empresarial
Empresas - gestão de estoques
Data de apresentação: 27-Dez-2018
Data de publicação: 21-Jan-2020
Referência: ANDRADE, Nathália Felipe. Custos logísticos para centralização/descentralização de estoques em uma empresa varejista de alimentos congelados. 2018. vi, 57 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O presente estudo tem como objetivo analisar a melhor estratégia de alocação de estoques – centralização ou descentralização - em uma cadeia logística por meio da mensuração dos custos logísticos para cada uma dessas decisões. A análise foi realizada por meio de um estudo de caso de uma empresa real do ramo de alimentos congelados que apresenta atualmente a estratégia de centralização de estoques. Para analisar o método de descentralização determinou-se dois cenários: a contratação de um Centro de Distribuição terceirizado e a construção de um que ficaria de total responsabilidade da empresa. Ao final da conclusão do estudo chegou-se ao quantitativo de produção que tornaria indiferente alocar os estoques em quaisquer uma das estratégias e, também, o quantitativo que viabilizasse a descentralização.
Abstract: The present study sought to analyze the best inventory allocation strategy - centralization or decentralization - in a logistics chain by measuring logistics costs for each of these decisions. The analysis was carried out through a case study of a real company in the frozen food industry that currently presents the inventory centralization strategy. Thus, to analyze the method of decentralization two scenarios were determined: the contracting of an Outsourced Distribution Center and the construction of one that would be the company's total responsibility. At the end of this study, we reached the quantity of production that would make it indifferent to allocate inventories in any of the strategies, and also the quantity that would enable decentralization.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia de Produção, 2018.
Aparece na Coleção:Engenharia de Produção



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons