Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22952
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_DiegoFerreiraTolentino_tcc.pdf874,5 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Atuação legislativa na previdência própria municipal
Autor(es): Tolentino, Diego Ferreira
Orientador(es): Lima, Diana Vaz de
Assunto: Regime Próprio de Previdência Social (RPPS)
Previdência social
Servidores públicos municipais
Vereadores
Data de apresentação: 26-Nov-2018
Data de publicação: 20-Jan-2020
Referência: TOLENTINO, Diego Ferreira. Atuação legislativa na previdência própria municipal. 2018. 35 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Para exercer sua função legislativa em assuntos de previdência é importante que os vereadores possuam conhecimento sobre as características e singularidades do tema, em razão dos debates e propostas que remetem à sua função como agente político. Além da questão técnica propriamente dita, esses agentes devem considerar suas competências enquanto representantes da sociedade e seus limites de atuação, de modo que a decisão que vier a ser tomada reflita os anseios de seus eleitores e não eleitores. Considerando que aos membros do Poder Legislativo é outorgado o poder de legislar em prol do interesse público local (inciso I, art. 30, CF/88), e que compete aos vereadores, em caráter deliberativo, aprovar ou não a criação de um regime próprio de previdência social (RPPS), o presente estudo tem como objetivo compreender a atuação legislativa na previdência própria municipal, identificando o perfil dos vereadores, competências e conhecimentos sobre o tema. Nesse sentido, foi aplicada a técnica de levantamento do tipo survey, por meio de um questionário online, onde vereadores foram convidados a responder, de forma anônima e voluntária, sobre a sua atuação como agente político na previdência municipal. Os resultados do estudo mostram que apesar de declararem conhecer o tema e de se sentirem capazes de orientar os demais colegas, os vereadores ainda desconhecem informações básicas quando se trata da constituição dos RPPS, o que pode ser um obstáculo na adoção e na boa governança da previdência própria municipal. Com relação aos vereadores de municípios que possuem RPPS instituídos, a maior parte acredita que deve interferir junto à unidade gestora do RPPS em defesa dos servidores, o que pode comprometer a autonomia e o equilíbrio financeiro e atuarial do fundo/autarquia e os interesses dos próprios munícipes que representam.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2018.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons