Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2292
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_DiogoMendesBatista.pdf1,28 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Programa um computador por aluno : efetivação de uma política pública de inclusão digital?
Autor(es): Batista, Diogo Mendes
Orientador(es): Cruz, Shirleide Pereira da Silva
Assunto: Inclusão digital
Políticas públicas
Ensino auxiliado por computador
Data de apresentação: 18-Jul-2011
Data de publicação: 6-Jan-2012
Referência: BATISTA, Diogo Mendes. Programa um computador por aluno: efetivação de uma política pública de inclusão digital? 2011. xii, 71 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Este trabalho trata-se da análise de uma política pública de inclusão digital do Governo Federal intitulada Um Computador por Aluno (PROUCA). Nele buscamos compreender quais os elementos da implementação e vivência do programa nas escolas da rede pública do Distrito Federal que nos permitem analisar em que medida este programa apresenta indicadores que se aproximam ou se distanciam da efetivação de uma política pública de Inclusão Digital (ID). Trata-se de uma pesquisa exploratória baseada na abordagem qualitativa, por considerar a significação dada aos fatos por quem os vivencia e apreender a perspectiva do participante do programa. Para a coleta de dados utilizamos questionários, o registro de opiniões nos fóruns de atividades do curso de formação e a observação. A análise realizada por este trabalho identificou que os professores participantes da pesquisa têm, tanto bom acesso aos computadores como uma boa utilização dos recursos da web. Porém, percebemos que existe uma demanda premente por uma formação continuada para os docentes, rompendo com a lógica de treinamento para, assim, não se configurar apenas em uma ação pontual, mas corresponder a uma política de desenvolvimento profissional docente. Mesmo frente às inseguranças os docentes têm conseguido inserir o uso do laptop educacional com sucesso nos Projetos Políticos Pedagógicos (PPP’s) das escolas. Diversos projetos de intervenção pedagógica foram colocados em prática durante a formação de professores e os relatos são animadores. O uso do laptop a partir das respostas dos professores contribuiu para a formação de indivíduos mais críticos e ativos em seu processo de ensino-aprendizagem. Aos poucos os professores têm mediado a inserção dos alunos no mundo digital, bem como fazer proveito deste, utilizando as mídias digitais para dinamizarem suas aulas. Os dados indicaram ainda que a inclusão digital proposta pelo programa não ocorre de forma satisfatória. Para que isso ocorra, serão necessárias modificações na forma de execução do programa, bem como uma maior atenção das instituições responsáveis pela implementação do PROUCA. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This work comes from the analysis of a digital inclusion public policy of the Federal Government called one laptop per student (PROUCA). In it we seek to understand what elements of the program implementation and experience in the public schools of the federal district that allow us to analyze to what extent this program presents indicators that approximate or distance themselves from the execution of public policy for digital inclusion (DI). It is based on an exploratory qualitative approach, considering the significance of the facts given by those who experience and learn the perspective of a participant in the program. For data collection used questionnaires, record reviews in the forums of course activities training and observation. The analysis for this study identified that teachers participating in the survey have such good access to computers as a good use of the web. However, we realize there is an urgent demand for a continuing education for teachers, breaking with the logic of training and thus not only set in an isolated action, but correspond to a policy of professional development. Even in the face of insecurities teachers have managed to enter the educational use of the laptop successfully in the pedagogical political project (PPP’s) schools. Several educational intervention projects were put into practice during the training of teachers and the reports are encouraging. The use of the laptop from the responses of the teachers contributed to the formation of more critical and active individuals in the process of teaching and learning. Gradually the teachers have mediated the insertion of students in the digital world as well as make advantage of using digital media to streamline their classes. The data also indicated that digital inclusion is not offered by the program satisfactorily. For this to happen will require changes in the way of the program, as well as greater attention to institutions responsible for implementation of PROUCA.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2011.07.TCC.2292
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons