Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2289
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_EmileneCocodosSantos.pdf738,28 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Autismo : mediações em tempos de inclusão
Autor(es): Santos, Emilene Coco dos
Orientador(es): Caixeta, Juliana Eugênia
Assunto: Autismo em crianças
Educação inclusiva
Data de apresentação: 16-Abr-2011
Data de publicação: 6-Jan-2012
Referência: SANTOS, Emilene Coco dos. Autismo: mediações em tempos de inclusão. 2011. 59 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.
Resumo: Este estudo se baseia no relato de um caso de inclusão de um aluno com Transtorno Global do Desenvolvimento- TGD (espectro autista). Teve por objetivo conhecer as mediações pedagógicas que possibilitam o processo de ensino-aprendizagem desse aluno na sala de aula regular. Optamos pela pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso etnográfico. Participantes: uma turma com 25 alunos, incluindo um TGD, a professora regular, a estagiária e a professora especializada. Para construção de dados, usamos entrevista, diário de campo e observação participante. Foram realizadas 22 horas de observação. A análise de dados foi feita por análise de conteúdo. As mediações pedagógicas observadas utilizaram imagens como recurso privilegiado de linguagem e, também, as experiências do dia-a-dia. A mediação da professora de sala de aula e dos alunos em relação às possibilidades de inclusão do aluno com TGD no grupo foram aquelas que reconheceram no aluno o seu potencial. As estratégias pedagógicas identificadas que foram desenvolvidas em sala de aula envolveram: ter uma estagiária por perto, trabalhar imagens e coisas do dia-a-dia, evitar mudanças, mas explicar quando elas acontecerem, explicar os comportamentos sociais que são adequados ou inadequados de acordo com cada contexto, entre outras. O estudo indica que o processo de inclusão da criança com TGD no ensino fundamental é possível desde que haja suporte de recursos humanos, sociais, culturais e pedagógicos que são utilizados para viabilizar o processo.
Informações adicionais: Monografia (Especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons