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dc.contributor.advisorCaixeta, Juliana Eugênia-
dc.contributor.authorSantos, Emilene Coco dos-
dc.identifier.citationSANTOS, Emilene Coco dos. Autismo: mediações em tempos de inclusão. 2011. 59 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.en
dc.descriptionMonografia (Especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.en
dc.description.abstractEste estudo se baseia no relato de um caso de inclusão de um aluno com Transtorno Global do Desenvolvimento- TGD (espectro autista). Teve por objetivo conhecer as mediações pedagógicas que possibilitam o processo de ensino-aprendizagem desse aluno na sala de aula regular. Optamos pela pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso etnográfico. Participantes: uma turma com 25 alunos, incluindo um TGD, a professora regular, a estagiária e a professora especializada. Para construção de dados, usamos entrevista, diário de campo e observação participante. Foram realizadas 22 horas de observação. A análise de dados foi feita por análise de conteúdo. As mediações pedagógicas observadas utilizaram imagens como recurso privilegiado de linguagem e, também, as experiências do dia-a-dia. A mediação da professora de sala de aula e dos alunos em relação às possibilidades de inclusão do aluno com TGD no grupo foram aquelas que reconheceram no aluno o seu potencial. As estratégias pedagógicas identificadas que foram desenvolvidas em sala de aula envolveram: ter uma estagiária por perto, trabalhar imagens e coisas do dia-a-dia, evitar mudanças, mas explicar quando elas acontecerem, explicar os comportamentos sociais que são adequados ou inadequados de acordo com cada contexto, entre outras. O estudo indica que o processo de inclusão da criança com TGD no ensino fundamental é possível desde que haja suporte de recursos humanos, sociais, culturais e pedagógicos que são utilizados para viabilizar o processo.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordAutismo em criançasen
dc.subject.keywordEducação inclusivaen
dc.titleAutismo : mediações em tempos de inclusãoen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãoen
dc.date.accessioned2012-01-06T11:16:52Z-
dc.date.available2012-01-06T11:16:52Z-
dc.date.issued2012-01-06T11:16:52Z-
dc.date.submitted2011-04-16-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/2289-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2011.04.TCC.2289pt_BR
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