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2011_PriscilaAzevedoAredes.pdf229,83 kBAdobe PDFver/abrir
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Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorQueiroz, Norma Lucia Neris de-
dc.contributor.authorAredes, Priscila Azevedo-
dc.identifier.citationAREDES, Priscila Azevedo. Adultos de um centro de ensino em Brasília: motivações e mediação do professor no processo de ensino-aprendizagem do inglês como segunda língua. 2011. 70 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011.en
dc.description.abstractO presente estudo de pesquisa tem como título: Adultos de um centro de ensino em Brasília: motivações e mediação do professor no processo de ensino-aprendizagem do inglês como segunda língua. O objetivo geral foi investigar que motivações têm adultos de um centro de ensino em Brasília para aprender inglês e a mediação do professor no processo de ensino-aprendizagem do inglês como segunda língua. Os objetivos específicos foram: identificar a trajetória dos adultos participantes deste estudo em relação ao processo de aprendizagem da língua inglesa como segunda língua; identificar a influência da relação professor-aluno no processo de aprendizagem do inglês como segunda língua; identificar as estratégias pedagógicas e de aprendizagem utilizadas pelo professor e pelos alunos para ensinar e aprender inglês como segunda língua. A pesquisa foi realizada em um centro de ensino (franquia de uma rede nacional de idiomas). Participaram do estudo quatro professores da língua inglesa e quatro estudantes entre 26 e 37anos, trabalhadores e que, no momento, não estavam estudando inglês pela primeira vez. Utilizamos como metodologia de pesquisa, qualitativa e instrumentos de construção de dados entrevistas semi-estruturadas e análise documental. A análise dos dados construídos mostrou que no centro de ensino pesquisado, tanto alunos como professores consideram a relação professor-aluno como fator de motivação para a construção do conhecimento da língua inglesa e que, se este professor está motivado, possui condições de oportunizar situações em que o aluno encontre significado no objeto de sua aprendizagem. Percebeu-se, também, que apenas a motivação não é suficiente para que o adulto aprenda a língua inglesa, mas a prática pedagógica do professor, o diálogo presente na relação professor-aluno e a autonomia dos próprios alunos (que faz com que lancem mão de diferentes estratégias de aprendizagem), são essenciais para que o conhecimento seja construído.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordProfessores de inglêsen
dc.subject.keywordLíngua inglesa - estudo e ensinoen
dc.subject.keywordAquisição da segunda línguaen
dc.titleAdultos de um centro de ensino em Brasília : motivações e mediação do professor no processo de ensino-aprendizagem do inglês como segunda línguaen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2012-01-06T11:11:56Z-
dc.date.available2012-01-06T11:11:56Z-
dc.date.issued2012-01-06T11:11:56Z-
dc.date.submitted2011-07-21-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/2286-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2011.07.TCC.2286-
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