Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Queiroz, Norma Lucia Neris de | - |
dc.contributor.author | Aredes, Priscila Azevedo | - |
dc.identifier.citation | AREDES, Priscila Azevedo. Adultos de um centro de ensino em Brasília: motivações e mediação do professor no processo de ensino-aprendizagem do inglês como segunda língua. 2011. 70 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011. | en |
dc.description | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011. | en |
dc.description.abstract | O presente estudo de pesquisa tem como título: Adultos de um centro de ensino em Brasília: motivações e mediação do professor no processo de ensino-aprendizagem do inglês como segunda língua. O objetivo geral foi investigar que motivações têm adultos de um centro de ensino em Brasília para aprender inglês e a mediação do professor no processo de ensino-aprendizagem do inglês como segunda língua. Os objetivos específicos foram: identificar a trajetória dos adultos participantes deste estudo em relação ao processo de aprendizagem da língua inglesa como segunda língua; identificar a influência da relação professor-aluno no processo de aprendizagem do inglês como segunda língua; identificar as estratégias pedagógicas e de aprendizagem utilizadas pelo professor e pelos alunos para ensinar e aprender inglês como segunda língua. A pesquisa foi realizada em um centro de ensino (franquia de uma rede nacional de idiomas). Participaram do estudo quatro professores da língua inglesa e quatro estudantes entre 26 e 37anos, trabalhadores e que, no momento, não estavam estudando inglês pela primeira vez. Utilizamos como metodologia de pesquisa, qualitativa e instrumentos de construção de dados entrevistas semi-estruturadas e análise documental. A análise dos dados construídos mostrou que no centro de ensino pesquisado, tanto alunos como professores consideram a relação professor-aluno como fator de motivação para a construção do conhecimento da língua inglesa e que, se este professor está motivado, possui condições de oportunizar situações em que o aluno encontre significado no objeto de sua aprendizagem. Percebeu-se, também, que apenas a motivação não é suficiente para que o adulto aprenda a língua inglesa, mas a prática pedagógica do professor, o diálogo presente na relação professor-aluno e a autonomia dos próprios alunos (que faz com que lancem mão de diferentes estratégias de aprendizagem), são essenciais para que o conhecimento seja construído. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Professores de inglês | en |
dc.subject.keyword | Língua inglesa - estudo e ensino | en |
dc.subject.keyword | Aquisição da segunda língua | en |
dc.title | Adultos de um centro de ensino em Brasília : motivações e mediação do professor no processo de ensino-aprendizagem do inglês como segunda língua | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | en |
dc.date.accessioned | 2012-01-06T11:11:56Z | - |
dc.date.available | 2012-01-06T11:11:56Z | - |
dc.date.issued | 2012-01-06T11:11:56Z | - |
dc.date.submitted | 2011-07-21 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/2286 | - |
dc.language.iso | Português | en |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.26512/2011.07.TCC.2286 | - |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|