Título: | Desestabilização do governo João Goulart : a atuação política e o discurso da produção cinematográfica do IPÊS (1961-1964) |
Autor(es): | Araújo, Antonio Junio Pereira de |
Orientador(es): | Torres, Mateus Gamba |
Assunto: | História Cinema - análise Cultura política Liberalismo Comunismo Golpe de Estado de 1964 |
Data de apresentação: | 6-Dez-2018 |
Data de publicação: | 4-Dez-2019 |
Referência: | ARAÚJO, Antonio Junio Pereira de. Desestabilização do governo João Goulart: a atuação política e o discurso da produção cinematográfica do IPÊS (1961-1964). 2018. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
Resumo: | Esta pesquisa é uma reflexão acerca da atuação direta de grupos civis como agentes do Golpe Civil-Militar no Brasil em 1964, dando ênfase à importância da produção cinematográfica do Instituto de Pesquisa e Estudos Sociais – IPÊS, um grupo fundado em 1961 pela convergência de um posicionamento anticomunista e liberal, com a ambição de reformar e remodelar o Estado Brasileiro. A partir dessa análise da cinematografia do Instituto, mostramos como essa produção cinematográfica, repleta de imagens políticas e simbólicas, foi importante para a elaboração e legitimação de uma cultura política liberal, anticomunista e antipopulista. Esse discurso visava a disseminação de valores conservadores na sociedade, diante da necessidade de construção de uma nova identidade nacional, a partir de concepções convergentes ao alinhamento político, econômico e social das elites tecnocratas que compunham o Instituto, e seguindo a lógica capitalista embasada pela Aliança para o Progresso na América Latina e os preceitos religiosos da Encíclica Mater et Magistra. Por conseguinte, refletir sobre o impacto do discurso cinematográfico do IPÊS, bem como a importância da atividade de propaganda na organização de um movimento político que visava desestabilizar o governo de João Goulart. |
Abstract: | This research is a reflection on the direct action of civil groups as agents of the Civil-Military Coup in Brazil in 1964, emphasizing the importance of the cinematographic production of the Institute of Research and Social Studies - IPÊS, a group founded in 1961 by the convergence of a anticommunist and liberal position, with the ambition to reform and remodel the Brazilian State. From this analysis about Institute’s cinematography, we show how these productions, full of political and symbolic images, was important for the development and legitimation of a liberal, anticommunist and antipopulist and political culture. This discourse aimed at the dissemination of conservative values in society, in view of the need to construct a new national identity, starting from conceptions converging to the political, economic and social alignment of the technocratic elites that composed the Institute, and following the capitalist logic based on the Alliance for Progress in Latin America and the religious precepts of the Encyclical Mater et Magistra. Therefore, to reflect on the impact of the cinematic discourse of IPÊS, as well as the importance of the propaganda activity in the organization of a political movement that aimed to destabilize the government of João Goulart. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2018. |
Aparece na Coleção: | História
|