Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22830
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_MilaineAlvesDeJesusOliveira_tcc.pdf503,29 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Inclusão e desenvolvimento global da criança com síndrome de Down nas aulas de educação física
Autor(es): Oliveira, Milaine Alves de Deus
Orientador(es): Castro, Oséias Guimarães de
Assunto: Down, Síndrome de
Educação inclusiva
Inclusão escolar
Educação física
Data de apresentação: 1-Dez-2017
Data de publicação: 3-Dez-2019
Referência: OLIVEIRA, Milaine Alves de Deus. Inclusão e desenvolvimento global da criança com síndrome de Down nas aulas de educação física. 2017. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Piritiba-BA, 2017.
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo analisar a realidade do processo de inclusão de alunos com síndrome de Down (SD) nas aulas de Educação Física na rede de ensino regular, a fim de analisar à realidade vivenciada por docentes de Educação Física e alunos portadores de SD no processo de inclusão, além de identificar as lacunas e falhas existente no mesmo. Os resultados analisam e confrontam os direitos garantidos pela legislação versos a realidade vivenciada na prática pedagógica, com o intuito de identificar os principais desafios. Participaram desta pesquisa 1 professor de Educação Física e 21 alunos de uma turma do fundamental, sendo (10 meninas) e (11 meninos) entre os quais 1 é portador da síndrome de Down. Esta pesquisa revela a necessidade de novas propostas de políticas públicas que atendam de forma mais eficiente o processo inclusivo dentro das instituições escolares, do mesmo modo métodos pedagógicos que atendam o profissional da educação com conteúdo específico com cursos e formações continuadas que aprimorem gradualmente o professor, peça fundamental no processo de inclusão.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação Física, 2017.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons