Título: | O ensino da arte marcial na escola : inserção do jiu-jitsu nas aulas de educação física |
Autor(es): | Gonçalves, Pablo Furlan de Araújo |
Orientador(es): | Castro, Oséias Guimarães de |
Assunto: | Educação física escolar Artes marciais Lutas corporais |
Data de apresentação: | 2-Dez-2017 |
Data de publicação: | 3-Dez-2019 |
Referência: | GONÇALVES, Pablo Furlan de Araújo. O ensino da arte marcial na escola: inserção do jiu-jitsu nas aulas de educação física. 2017. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Piritiba-BA, 2017. |
Resumo: | Tendo em vista que a Educação Física necessita da inserção de práticas e atividades que diversifiquem o conteúdo tradicionalmente utilizado (futebol, voleibol, basquete, etc.) tornando suas aulas mais atraentes e motivadoras, oferecendo uma gama de experiências e possibilidades, promovendo o aprendizado e o desenvolvimento dos alunos. O presente estudo aborda a inserção pedagógica curricular através da prática do jiu-jitsu na Educação Física escolar visando o desenvolvimento global de crianças e adolescentes. Composto de uma experiência na qual alunos do ensino fundamental foram submetidos à iniciação em uma Arte Marcial, apresentando-lhes os seus conceitos, movimentos básicos e filosofia. Tendo por objetivo comprovar os benefícios da prática da Arte Marcial Jiu-Jitsu Brasileiro no âmbito escolar viabilizando assim a sua inserção nas aulas de Educação Física. |
Abstract: | Since Physical Education needs to insert practices and activities that diversify the content traditionally used (soccer, volleyball, basketball, etc.) making its classes more attractive and motivating, offering a range of experiences and possibilities and promoting learning and development. The present study approaches a pedagogical insertion of the curriculum through the practice of jiu-jitsu in the Physical School Education aiming at the global development of children and adolescents. Composed of an experience in which elementary and fundamental school students were subjected to a haze in a Martial Art, presenting them their concepts, basic movements and philosophy. The objective of this study was to prove the benefits of practicing the Brazilian Jiu-Jitsu Martial Art without school selection, thus enabling its insertion in Physical Education classes. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação Física, 2017. |
Aparece na Coleção: | Educação Física
|