Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Castro, Oséias Guimarães de | - |
dc.contributor.author | Gonçalves, Pablo Furlan de Araújo | - |
dc.identifier.citation | GONÇALVES, Pablo Furlan de Araújo. O ensino da arte marcial na escola: inserção do jiu-jitsu nas aulas de educação física. 2017. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Piritiba-BA, 2017. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação Física, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | Tendo em vista que a Educação Física necessita da inserção de práticas e atividades que diversifiquem o conteúdo tradicionalmente utilizado (futebol, voleibol, basquete, etc.) tornando suas aulas mais atraentes e motivadoras, oferecendo uma gama de experiências e possibilidades, promovendo o aprendizado e o desenvolvimento dos alunos. O presente estudo aborda a inserção pedagógica curricular através da prática do jiu-jitsu na Educação Física escolar visando o desenvolvimento global de crianças e adolescentes. Composto de uma experiência na qual alunos do ensino fundamental foram submetidos à iniciação em uma Arte Marcial, apresentando-lhes os seus conceitos, movimentos básicos e filosofia. Tendo por objetivo comprovar os benefícios da prática da Arte Marcial Jiu-Jitsu Brasileiro no âmbito escolar viabilizando assim a sua inserção nas aulas de Educação Física. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação física escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Artes marciais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Lutas corporais | pt_BR |
dc.title | O ensino da arte marcial na escola : inserção do jiu-jitsu nas aulas de educação física | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-12-03T13:48:07Z | - |
dc.date.available | 2019-12-03T13:48:07Z | - |
dc.date.submitted | 2017-12-02 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/22829 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Since Physical Education needs to insert practices and activities that diversify the content traditionally used (soccer, volleyball, basketball, etc.) making its classes more attractive and motivating, offering a range of experiences and possibilities and promoting learning and development. The present study approaches a pedagogical insertion of the curriculum through the practice of jiu-jitsu in the Physical School Education aiming at the global development of children and adolescents. Composed of an experience in which elementary and fundamental school students were subjected to a haze in a Martial Art, presenting them their concepts, basic movements and philosophy. The objective of this study was to prove the benefits of practicing the Brazilian Jiu-Jitsu Martial Art without school selection, thus enabling its insertion in Physical Education classes. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Educação Física
|