Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22790
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_ErikaLopesBatistaSousa_tcc.pdf820,68 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Lei de acesso à informação : avaliação do cumprimento da lei de acesso à informação pelos conselhos de fiscalização do exercício profissional
Autor(es): Sousa, Erika Lopes Batista
Orientador(es): Arraes, Jeremias Pereira da Silva
Assunto: Portal da Transparência
Controle social
Acesso à informação
Data de apresentação: 15-Fev-2019
Data de publicação: 25-Nov-2019
Referência: SOUSA, Erika Lopes Batista. Lei de acesso à informação: avaliação do cumprimento da lei de acesso à informação pelos conselhos de fiscalização do exercício profissional. 2019. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo avaliar o nível de transparência dos Conselhos de Fiscalização Profissionais, após a publicação do Acórdão TCU n° 96/2016. Inicialmente, o trabalho se valeu de pesquisa bibliográfica multidisciplinar, trazendo conceitos como Transparência na Administração Pública, Lei de acesso à informação, Controle Social e Conselhos de Fiscalização Profissionais. Para atingir o objetivo proposto, foi utilizado o questionário de auditoria presente no Acórdão TCU n° 96/2016. Nesse Acórdão, os questionários foram respondidos pelos próprios Conselhos de Fiscalização Profissionais, por meio de uma plataforma. Na presente pesquisa, a própria pesquisadora responderá o questionário, que possui 19 questões de auditoria, baseada nas informações presentes no respectivo Portal da Transparência do Conselho. As respostas ao questionário foram do tipo ―sim‖ ou ―não‖, e em caso afirmativo, se a resposta indicar exigir uma temporalidade, qual período se encontra disponível essa informação a partir da publicação da LAI. Embasado nas respostas, será medido o índice de transparência, baseado em um percentual determinado pela razão entre as respostas ―sim‖ e o total de perguntas, e ainda, a partir desse percentual, será então classificado em um nível de transparência. Os resultados da pesquisa apontam para um índice de transparência quanto ao número de questões afirmativas dos Conselhos Federais de 68,57%, classificando-se como ―Bom‖. Já os Conselhos Regionais obtiveram um nível ―Excelente‖ e um índice percentual de 96,49%. Aplicando-se o mesmo índice, quanto às questões de auditoria, evidenciou-se que apenas um Conselho Federal, o CFC, e 11 Conselhos Regionais de Contabilidade atingiram 100% de transparência, quanto ao cumprimento da LAI. Quanto à análise por período, somente nas questões 3, 6, 7, 11 e 14 houveram estados que atingiram 100% de transparência.
Resumén: O presente trabalho tem como objetivo avaliar o nível de transparência dos Conselhos de Fiscalização Profissionais, após a publicação do Acórdão TCU n° 96/2016. Inicialmente, o trabalho se valeu de pesquisa bibliográfica multidisciplinar, trazendo conceitos como Transparência na Administração Pública, Lei de acesso à informação, Controle Social e Conselhos de Fiscalização Profissionais. Para atingir o objetivo proposto, foi utilizado o questionário de auditoria presente no Acórdão TCU n° 96/2016. Nesse Acórdão, os questionários foram respondidos pelos próprios Conselhos de Fiscalização Profissionais, por meio de uma plataforma. Na presente pesquisa, a própria pesquisadora responderá o questionário, que possui 19 questões de auditoria, baseada nas informações presentes no respectivo Portal da Transparência do Conselho. As respostas ao questionário foram do tipo ―sim‖ ou ―não‖, e em caso afirmativo, se a resposta indicar exigir uma temporalidade, qual período se encontra disponível essa informação a partir da publicação da LAI. Embasado nas respostas, será medido o índice de transparência, baseado em um percentual determinado pela razão entre as respostas ―sim‖ e o total de perguntas, e ainda, a partir desse percentual, será então classificado em um nível de transparência. Os resultados da pesquisa apontam para um índice de transparência quanto ao número de questões afirmativas dos Conselhos Federais de 68,57%, classificando-se como ―Bom‖. Já os Conselhos Regionais obtiveram um nível ―Excelente‖ e um índice percentual de 96,49%. Aplicando-se o mesmo índice, quanto às questões de auditoria, evidenciou-se que apenas um Conselho Federal, o CFC, e 11 Conselhos Regionais de Contabilidade atingiram 100% de transparência, quanto ao cumprimento da LAI. Quanto à análise por período, somente nas questões 3, 6, 7, 11 e 14 houveram estados que atingiram 100% de transparência.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2019.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons