Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2278
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_DianaTavaresdaCosta.pdf623,94 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Provinha Brasil : análise da avaliação por meio da visão de um grupo de professores da rede pública de educação do Distrito Federal
Autor(es): Costa, Diana Tavares da
Orientador(es): Matos, Bráulio Pôrto
Assunto: Avaliação educacional - ensino fundamental
Alfabetização
Letramento
Data de apresentação: 7-Jul-2011
Data de publicação: 5-Jan-2012
Referência: COSTA, Diana Tavares da. Provinha Brasil: análise da avaliação por meio da visão de um grupo de professores da rede pública de educação do Distrito Federal. 2011. 77 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: O presente trabalho caracteriza-se como um trabalho de conclusão de curso, cujo título é Provinha Brasil: Análise do teste através da visão de professores da rede pública de educação do Distrito Federal, cujo objetivo geral é analisar a Provinha Brasil em seu aspecto pedagógico e o conceito de Alfabetização e de Letramento presentes nela. Como objetivos específicos têm-se: identificar e analisar a relação entre os descritores e os itens do teste; analisar os conceitos de alfabetização e de letramento; analisar e comparar o conceito de alfabetização e de letramento presente na Provinha Brasil com o conceito encontrado na pesquisa de campo; analisar as impressões e opiniões dos professores que aplicaram a Provinha Brasil no âmbito do Distrito Federal. Para tanto, tem-se como marco referencial autores como Vianna (1989) e Penteado (1980) na definição de avaliação e Oliveira (2007) na definição das principais características e funções da mesma. As ideias de Soares (2003) e de Oliveira (2005a, 2008b) foram utilizadas para trabalhar os conceitos de alfabetização e de letramento e na definição das características de cada processo. Na definição e caracterização dos métodos de alfabetização usou-se Carvalho (2005), Oliveira (2005a, 2008b) e Capovilla & Capovilla (2003), além de Bortoni-Ricardo (2006) como contraponto a esses autores. No que se refere à avaliação da alfabetização as ideias de Oliveira (2005) são utilizadas, pois tem grande relevância quando se pensa nas características de avaliação da Provinha Brasil. Por fim, apresentam-se as características principais da Provinha Brasil e a visão de duas autoras, primeiramente Esteban (2009) que nos traz algumas críticas sobre o teste e por fim Silva (2011) que trabalha os conceitos de avaliação e de alfabetização e letramento presentes na Provinha Brasil. A pesquisa desenvolvida foi de caráter exploratório com foco na análise documental e em entrevistas. As análises foram realizadas através da criação de cinco categorias, sendo estas: Prática Pedagógica, Alfabetização e Letramento, Impacto da Prova, Avaliação da Prova (Meta avaliação) e por último a Abertura para a opinião das professoras (Opinião livre). No estudo da Provinha Brasil percebeu-se a necessidade da análise dos conceitos de alfabetização e letramento, pois a utilização equivocada destes acarreta prejuízos na avaliação. Na análise das entrevistas o discurso das professoras com relação à Provinha Brasil é positiva, e aspectos como a prática pedagógica e os conceitos de alfabetização e de letramento presentes na prática da professora e na Provinha Brasil tem aspectos convergentes. A partir das análises realizadas, percebeu-se que o referido teste é um instrumento que merece muitos cuidados em sua utilização, contudo, este pode auxiliar os professores em sala de aula na medida em que permite a estes o diagnóstico das dificuldades iniciais de aprendizagem das crianças na alfabetização.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons