Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Leite, Cristina Maria Costa | - |
dc.contributor.author | Borges, Marina Fontes | - |
dc.identifier.citation | BORGES, Marina Fontes. O estudo do lugar por meio de conceitos geográficos: uma possibilidade para alunos do Distrito Federal. 2011. [84] f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011. | en |
dc.description | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011. | en |
dc.description.abstract | Este trabalho teve como objetivo buscar e analisar como as informações que os alunos têm sobre o lugar que moram por meio da elaboração de um jornal local, como um trabalho didático e lúdico. Para isso foi realizada traz uma pesquisa qualitativa e participante na área de geografia, baseado na fundamentação teórica da Geografia Humanística, e Pedagogia construtivista para o estudo do lugar por meio de outros conceitos geográficos, com 7 crianças do 5º ano do ensino básico, moradores de 3 Regiões Administrativas do Distrito Federal sendo Brasília, Taguatinga e Cruzeiro, e que estudam numa mesma escola. Dessa forma, a análise dos resultados apontou para a importância do conteúdo do lugar dentro de um contexto do cotidiano dos alunos para a formação e apropriação de conceitos geográficos mais amplos e abstratos. Ao final, conclui-se acerca da riqueza das informações expressas pelos participantes de acordo com os conceitos propostos, e acerca das evidências do lugar de moradia de cada aluno. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Geografia (Ensino fundamental) | en |
dc.subject.keyword | Atividades lúdicas | en |
dc.subject.keyword | Pedagogia | en |
dc.title | O estudo do lugar por meio de conceitos geográficos : uma possibilidade para alunos do Distrito Federal | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | en |
dc.date.accessioned | 2012-01-05T16:04:32Z | - |
dc.date.available | 2012-01-05T16:04:32Z | - |
dc.date.issued | 2012-01-05T16:04:32Z | - |
dc.date.submitted | 2011-08 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/2277 | - |
dc.language.iso | Português | en |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|