Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22769
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_PedroPauloSoaresRamos_tcc.pdf707,66 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O papel da escola na detecção e formação de talentos esportivos na perspectiva de atletas profissionais de elite
Autor(es): Ramos, Pedro Paulo Soares
Orientador(es): Azevêdo, Paulo Henrique
Assunto: Esportes
Educação física escolar
Atletas
Data de apresentação: 6-Dez-2017
Data de publicação: 25-Nov-2019
Referência: RAMOS, Pedro Paulo Soares. O papel da escola na detecção e formação de talentos esportivos na perspectiva de atletas profissionais de elite. 2017. 44 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: O esporte possui grande influência na sociedade brasileira. A cada Jogos Olímpicos e Copas do Mundo de Futebol, a população se mobiliza na torcida para que atletas que representam sua nação, atinjam o lugar mais alto do pódio. Uma conquista deste porte é resultado de uma vida dedicada ao esporte, consequência de um longo processo, iniciado ainda na infância e juventude, que passa pela detecção do talento, iniciação e especialização esportiva, até a profissionalização. No entanto, não existe um consenso de quem deva assumir a responsabilidade pela efetivação destas etapas. Pela quantidade de crianças e adolescentes que recebe, muitos acreditam que a escola seria o agente ideal para assumir este papel. Além do potencial humano que dispõe seria um local para democratizar o acesso ao esporte, que cada vez mais está restrito aos clubes, onde apenas uma pequena parcela da população tem condições de usufruir. Por isso, este trabalho buscou conhecer a percepção de atletas profissionais de elite acerca do papel da escola na detecção e formação de talentos esportivos. Para isso, utilizando como instrumento de coleta de dados um questionário, 21 atletas e ex-atletas de elite de diferentes esportes e que tiveram relação com o Distrito Federal, participaram da pesquisa. Verificou-se que estes acreditam que a escola possa compor a base do esporte nacional, podendo ela proporcionar o primeiro contato com o esporte e assim participar da iniciação esportiva e detecção de talentos. Porém, quanto à ideia da formação de atletas na escola, verificou-se duas linhas de pensamento. Uma entende que a escola deva também atuar com este propósito e outra que defende que, identificados os talentos, estes sejam encaminhados para locais específicos de formação esportiva. Por fim, a pesquisa apontou uma quase unanimidade quanto a percepção dos entrevistados sobre a fragilidade da atual estrutura de formação de atletas no Brasil, sendo que 52,4% a consideraram regular, enquanto 42,9% a definiram como péssima.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2017.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons