Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22768
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_MarianaBarrosSilvaCampos_tcc.pdf667,07 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Constrangimento nas aulas de educação física escolar
Autor(es): Campos, Mariana Barros e Silva
Orientador(es): Rezende, Alexandre Luiz Gonçalves de
Assunto: Aprendizagem mediada
Padrões de beleza
Prática de ensino - educação física
Bullying
Data de apresentação: 14-Dez-2017
Data de publicação: 25-Nov-2019
Referência: CAMPOS, Mariana Barros e Silva. Constrangimento nas aulas de educação física escolar. 2017. 43 f., li. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: O estudo a seguir segue a linha de pesquisa sobre Flexibilização Curricular, que presa pela individualização do processo ensino-aprendizagem para melhorar a qualidade de ensino do educando. Como parte das atividades de estágio supervisionado, tivemos a oportunidade de acompanhar as aulas de Educação Física em uma turma do 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola privada de Brasília/DF, e observamos o problema do atendimento individualizado onde uma das alunas que foi exposta a uma situação grave de constrangimento diante dos colegas deveria ser melhor acompanhada. O estudo trata-se de uma pesquisa pedagógica, quando o pesquisador analisa sua própria prática educacional. O estudo tem caráter exploratório e qualitativo. Durante as atividades do estágio supervisionado a ocorrência de um constrangimento social despertou o interesse do pesquisador: como pode ser evitado ou diminuir seus efeitos no aluno constrangido. Concluiu-se, que lidar com comportamentos inapropriados é um grande desafio para os professores, porém a flexibilização educacional nos permite identificar diversas possibilidades de lidar com a questão através de um conjunto de conceitos que nos dado pela flexibilização curricular e que a única maneira de checar sua eficiência é colocando-a em prática para avaliar os impactos que gera.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2017.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons