Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/22768
Título: | Constrangimento nas aulas de educação física escolar |
Autor(es): | Campos, Mariana Barros e Silva |
Orientador(es): | Rezende, Alexandre Luiz Gonçalves de |
Assunto: | Aprendizagem mediada Padrões de beleza Prática de ensino - educação física Bullying |
Data de apresentação: | 14-Dez-2017 |
Data de publicação: | 25-Nov-2019 |
Referência: | CAMPOS, Mariana Barros e Silva. Constrangimento nas aulas de educação física escolar. 2017. 43 f., li. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. |
Resumo: | O estudo a seguir segue a linha de pesquisa sobre Flexibilização Curricular, que presa pela individualização do processo ensino-aprendizagem para melhorar a qualidade de ensino do educando. Como parte das atividades de estágio supervisionado, tivemos a oportunidade de acompanhar as aulas de Educação Física em uma turma do 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola privada de Brasília/DF, e observamos o problema do atendimento individualizado onde uma das alunas que foi exposta a uma situação grave de constrangimento diante dos colegas deveria ser melhor acompanhada. O estudo trata-se de uma pesquisa pedagógica, quando o pesquisador analisa sua própria prática educacional. O estudo tem caráter exploratório e qualitativo. Durante as atividades do estágio supervisionado a ocorrência de um constrangimento social despertou o interesse do pesquisador: como pode ser evitado ou diminuir seus efeitos no aluno constrangido. Concluiu-se, que lidar com comportamentos inapropriados é um grande desafio para os professores, porém a flexibilização educacional nos permite identificar diversas possibilidades de lidar com a questão através de um conjunto de conceitos que nos dado pela flexibilização curricular e que a única maneira de checar sua eficiência é colocando-a em prática para avaliar os impactos que gera. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2017. |
Aparece na Coleção: | Educação Física
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons