Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2275
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_LeandroFreireLima.pdf924,58 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A colaboração no processo de implementação do programa UCA no DF : o caso da Escola Classe 102
Autor(es): Lima, Leandro Freire
Orientador(es): Teles, Lúcio França
Assunto: Ensino auxiliado por computador
Tecnologia na educação
Aprendizagem
Data de apresentação: 12-Jun-2011
Data de publicação: 5-Jan-2012
Referência: LIMA, Leandro Freire. A colaboração no processo de implementação do programa UCA no DF: o caso da Escola Classe 102. 2011. x, 73 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Este trabalho está dividido em quatro capítulos, e busca identificar e analisar a presença da colaboração no processo de implementação do programa PROUCA no DF. A análise foi feita em uma das escolas participantes do projeto piloto UCA – Um computador por aluno do governo federal, no Brasil. A pesquisa está voltada a construção e a execução de práticas pedagógicas de utilização do laptop educacional na sala de aula. No referencial teórico são abordadas temáticas como a importância do computador na educação, a questão das culturas que se cruzam virtualmente por meio da internet, a demanda por recursos tecnológicos nas escolas públicas, a presença de tecnologias móveis na educação, a resistência de alguns professores em relação às tecnologias computacionais, entre outras variáveis. Busca-se uma problematização no texto sobre o conceito de aprendizagem colaborativa, algo que nos dias de hoje é uma das estratégias mais eficazes para a Educação. Relaciona-se ao entendimento da colaboração o estudo da Aprendizagem colaborativa com suporte computacional (CSCL - Computer Supported Collaborative Learning). A colaboração é trabalhada em suas várias facetas, sendo destaque a colaboração online, cada vez mais viável através das tecnologias computacionais. A elaboração desse trabalho enaltece a idéia de que a inserção de tecnologias na escola é uma necessidade no mundo contemporâneo e o projeto UCA é uma alternativa viável para que isso seja feito nas escolas públicas, muitas vezes abandonadas pelo poder público no que diz respeito a investimentos. Nesse processo a colaboração pode se mostrar como uma prática extremamente positiva em busca da aceitação e da aprendizagem por meio das tecnologias em sala de aula. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This work is divided into four chapters, and seeks to identify and analyze the presence of collaboration in implementing the program in PROUCA DF. The analysis was done in one of the schools participating in the pilot project UCA - One computer per student from the federal government in Brazil. The research is focused on building and implementing educational practices educational laptop for use in the classroom. In theoretical issues are discussed and the importance of computers in education, the issue of cultures that intersect virtually through the Internet, the demand for technology resources in public schools, the presence of mobile technologies in education, the resistance of some teachers relation to computer technology, among other variables. Search is problematic in a text on the concept of collaborative learning, which today is one of the most effective strategies for education. It relates to the understanding of the collaborative study of computer-supported collaborative learning (CSCL - Computer Supported Collaborative Learning). The collaboration and its many facets, being featured online collaboration, more and more feasible through computer technologies. The preparation of this work underscores the idea that the integration of technology in school is a necessity in today's world and the cost laptops is a viable alternative to this is done in public schools, often abandoned by the government with regard to investments. In this process shows how collaboration can be a very positive practice in search of acceptance and learning through technology in the classroom.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons