Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22746
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_NayaraTortelotiSodre_tcc.pdf374,12 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Alongamento : a conquista do corpo no espaço da educação física
Autor(es): Sodré, Nayara Torteloti
Orientador(es): Medina, Alice Maria Corrêa
Assunto: Exercícios de alongamento
Alongamento (Fisiologia)
Articulações - amplitude de movimento
Atividade física
Data de apresentação: 20-Jun-2016
Data de publicação: 21-Nov-2019
Referência: SODRÉ, Nayara Torteloti. Alongamento: a conquista do corpo no espaço da educação física. 2016. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O alongamento é objeto de estudo de diversas áreas do conhecimento, seu conceito é motivo de algumas discussões. Por esta razão, entender o seu significado torna-se essencial dentro dos diversos contextos. Este trabalho objetivou verificar a importância do alongamento na Educação Física destacando a forma como é praticado. Para tanto, foram coletados e analisados diversos artigos abrangendo os anos de 2001 a 2015. Concluiu-se no presente estudo que exercícios de alongamento diminuem o desempenho antes de atividades de resistência, bem como nos saltos unipodais. Em relação ao futebol os resultados apontaram que o alongamento pode contribuir para melhorar o rendimento em atletas. No contexto escolar os resultados demonstraram que há a necessidade de uma maior fundamentação teórica para que o alongamento seja implementado e difundido de maneira ampla na escola.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2016.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons