Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22742
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_BeatrizRodriguesRocha_tcc.pdf199,52 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise descritiva dos pedidos de acesso à informação negados pelo BNDES : análise do perfil do solicitante
Autor(es): Rocha, Beatriz Rodrigues
Orientador(es): Arraes, Jeremias Pereira da Silva
Assunto: Acesso à informação
Controle social
Data de apresentação: 13-Fev-2019
Data de publicação: 20-Nov-2019
Referência: ROCHA, Beatriz Rodrigues. Análise descritiva dos pedidos de acesso à informação negados pelo BNDES: análise do perfil do solicitante. 2019. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O objetivo deste trabalho é analisar as características dos solicitantes que tiveram seus pedidos de acesso à informção negados pelo BNDES. Acredita-se que o grau de complexidade e a forma como a informação é solicitada, que depende das características pessoais do usuário, podem impactar a chance de concessão ou recusa por parte da equipe do BNDES, sendo esta a principal hipótese deste estudo. Para isso, foram extraídos por meio do site do Portal da Transparência do Governo Federal os pedidos respondidos pelo BNDES no período de julho de 2015 até setembro de 2018. Dentre as solicitações, foram separadas para análise apenas as que tiveram acesso negado pelo Banco, o que totalizou 50 pedidos. Os pedidos cujas solicitações foram negadas foram lidos individualmente. Para análise dos resultados, a fim de verificar se há associação entre o tema da solicitação e a característica do solicitante, foram utilizados os métodos de Estatística Descritiva, Análise de Correspondência Múltipla (MCA), baseada na estatística do Qui-Quadrado e Regressão Logística. Os resultados revelaram que os solicitantes do sexo masculino com ensino superior e residentes no estado de São Paulo apresentam seus pedidos de acesso à informação negados pelo BNDES. De forma análoga, há uma associação entre solicitante do sexo feminino domiciliados no estado do Rio de Janeiro mestres e/ou doutores terem seus pedidos de acesso à informação negados. Adicionalmente, não foi possível verificar a grandeza e o sinal da associação entre o que foi pedido e a característica do usuário, uma vez que o modelo logístico não apresentou convergência, muito provavelmente pelo tamanho da amostra. Sugerese para pesquisas futuras a exploração de todos os pedidos de acesso à informação solicitados ao BNDES, aumentando a amostra.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2019.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons