Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22721
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_LarissaDeCastroSilva_tcc.pdf1,77 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A contribuição da pedagogia para a biblioteca escolar
Autor(es): Silva, Larissa de Castro
Orientador(es): Gasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias
Assunto: Bibliotecas escolares
Pedagogia
Letramento informacional
Data de apresentação: 30-Nov-2017
Data de publicação: 19-Nov-2019
Referência: SILVA, Larissa de Castro. A contribuição da pedagogia para a biblioteca escolar. 2017. 47., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: O presente trabalho analisa a interseção entre a biblioteca escolar e o ambiente pedagógico. A realidade das bibliotecas escolares no ensino básico do país ainda é carente de melhorias. Para discutir essa questão este trabalho de análise de literatura traz informações sobre a realidade atual das bibliotecas no Brasil; além disso, sugere um caminho para a mudança com a teoria de Letramento Informacional. A metodologia é de natureza qualitativa, por meio da análise de literatura de artigos, que tratam dos conceitos de biblioteca, história das bibliotecas no Brasil, as possibilidades de contribuição profissional dos bibliotecários escolares no cotidiano pedagógico da escola e Letramento Informacional. A conclusão é que ainda há muito a ser feito pela biblioteca escolar no Brasil. Os bibliotecários escolares precisam ser mais atuantes para ter seu trabalho valorizado no ambiente escolar.
Abstract: This academic paper analyzes the intersection between the school library and the pedagogical environment. School libraries` reality in elementary and high schools in Brazil still lacks improvement. To discuss this point, this text is a literature analysis which brings pieces of information about current reality of libraries in Brazil. In addition, this text suggests a different way to change the word practised in school libraries with Information Literacy. The metodology is qualitative by literature analysis of articles about the concept of library, history of library in Brazil, the school librarians` professional work in the daily pedagogical work of school and Information Literacy. The conclusion presented is that there is much more to be done for school library in Brazil. School librarians have to have practise a stronger way for their work acknowledged.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2017.
Aparece na Coleção:Biblioteconomia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons