Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Gasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias | - |
dc.contributor.author | Silva, Larissa de Castro | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Larissa de Castro. A contribuição da pedagogia para a biblioteca escolar. 2017. 47., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho analisa a interseção entre a biblioteca escolar e o ambiente pedagógico. A
realidade das bibliotecas escolares no ensino básico do país ainda é carente de melhorias. Para
discutir essa questão este trabalho de análise de literatura traz informações sobre a realidade
atual das bibliotecas no Brasil; além disso, sugere um caminho para a mudança com a teoria
de Letramento Informacional. A metodologia é de natureza qualitativa, por meio da análise de
literatura de artigos, que tratam dos conceitos de biblioteca, história das bibliotecas no Brasil,
as possibilidades de contribuição profissional dos bibliotecários escolares no cotidiano
pedagógico da escola e Letramento Informacional. A conclusão é que ainda há muito a ser
feito pela biblioteca escolar no Brasil. Os bibliotecários escolares precisam ser mais atuantes
para ter seu trabalho valorizado no ambiente escolar. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Bibliotecas escolares | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pedagogia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Letramento informacional | pt_BR |
dc.title | A contribuição da pedagogia para a biblioteca escolar | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-11-19T11:51:33Z | - |
dc.date.available | 2019-11-19T11:51:33Z | - |
dc.date.submitted | 2017-11-30 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/22721 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This academic paper analyzes the intersection between the school library and the pedagogical
environment. School libraries` reality in elementary and high schools in Brazil still lacks
improvement. To discuss this point, this text is a literature analysis which brings pieces of
information about current reality of libraries in Brazil. In addition, this text suggests a
different way to change the word practised in school libraries with Information Literacy. The
metodology is qualitative by literature analysis of articles about the concept of library, history
of library in Brazil, the school librarians` professional work in the daily pedagogical work of
school and Information Literacy. The conclusion presented is that there is much more to be
done for school library in Brazil. School librarians have to have practise a stronger way for
their work acknowledged. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Biblioteconomia
|