Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Voltarelli, Monique Aparecida | - |
dc.contributor.author | Benn, Júlia Faraj | - |
dc.identifier.citation | BENN, Júlia Faraj. Crianças youtubers e suas produções culturais. 2019. 94 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho busca analisar as relações na infância a partir de três crianças YouTubers, que atualmente alcançam o maior número de inscritos em seus canais entre as crianças do Brasil. O objeto de estudo são as produções culturais dessas crianças, analisando seu protagonismo, suas criações, suas brincadeiras, suas linguagens e suas formas de expressão. Afinal, o que as crianças produzem para os seus canais no YouTube? São crianças inseridas em uma cultura lúdica digital com as suas milhões de visualizações em seus vídeos compartilhados publicamente em uma plataforma digital. Para que a construção desse trabalho fosse possível, ele possui como aporte teórico contribuições da Sociologia da Infância e de autores que pesquisam crianças e suas relações com as tecnologias. De cunho exploratório, quinze vídeos constituem o corpo de análise e as discussões, pertencentes aos canais: “Bela Bagunça”, “Juliana Baltar” e “Planeta das Gêmeas”. Percebe-se que as crianças exploram a linguagem digital, integrando as suas brincadeiras e produções na cibercultura, o que viabilizam seus protagonismos com alcances que vão além do âmbito particular de cada criança, já que elas se tornam uma figura pública nesses casos. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Produção cultural | pt_BR |
dc.subject.keyword | Influenciadores digitais | pt_BR |
dc.subject.keyword | YouTube (Site de vídeos) | pt_BR |
dc.title | Crianças youtubers e suas produções culturais | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-11-14T13:02:34Z | - |
dc.date.available | 2019-11-14T13:02:34Z | - |
dc.date.submitted | 2019-09-19 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/22703 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This study aims to analyze the relationships in childhood from three YouTuber’s kids, who currently reach the highest number of subscribers in their channels among brazilian children. The study object is the cultural productions, analyzing their protagonism, creations, games, languages and forms of expression. After all, what do kids produce for their YouTube channels? They are inserted in a playful digital culture with millions of views in your publicly shared videos on the YouTube site. For the construction of this work to be possible, it has a theoretical contribution of the Childhood Studies and authors who research about children and their relationships with technologies. Of exploratory nature, fifteen videos constitute the corpus of analysis and discussions, belonging to the channels: “Bela Bagunça” [Bela’s mess], “Juliana Baltar” [Juliana Baltar] and “Planeta das Gêmeas” [Twins Planet]. It is noticed that they explore the digital language, integrating their games and productions in cyberculture, which make their protagonism viable to reach beyond the particular scope of each child as they become a public figure in such cases. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|