Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22693
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_CarlosAlexandreDeSouza_tcc.pdf1,67 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Despesa com pessoal : uma análise da despesa com pessoal do DF no período de 2001 a 2017
Autor(es): Souza, Carlos Alexandre de
Orientador(es): Arraes, Jeremias Pereira da Silva
Assunto: Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF)
Gasto público
Data de publicação: 12-Nov-2019
Referência: SOUZA, Carlos Alexandre de. Despesa com pessoal: uma análise da despesa com pessoal do DF no período de 2001 a 2017. 2018. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Dentre as despesas dos Poderes do Distrito Federal, a despesa com pessoal é a com maior representatividade. Visando o controle dessa despesa surge a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), impondo limites para a despesa com pessoal. Nesse contexto, este trabalho tem como objetivo analisar a despesa com pessoal dos Poderes do Distrito Federal, no período de 2001 a 2017. Na análise consta a apresentação da evolução da despesa com pessoal e da receita corrente líquida. Além de averiguar o cumprimento dos limites impostos pela LRF, foram verificadas as atuações dos Tribunais de Contas da União e do Distrito Federal perante sua função de emitir alerta aos órgãos que ultrapassarem 90% do limite permitido pela lei. No período de 2001 a 2017, o Poder Executivo foi o que obteve maior crescimento na sua despesa com pessoal, sendo este o único Poder que ultrapassou limites em todos os quadrimestres analisados de 2011 a 2017. As despesas com pessoal dos poderes estavam mais próximas de atingir o limite máximo em 2017 em comparação com suas situações em exercícios anteriores. O Legislativo adotou limites distintos dos previstos pela LRF durante um determinado período, devido a dificuldade de interpretação da natureza do DF, considerada hibrida, ora enquadrado pelos normativos como Estado ora como Município. Por fim, observou-se que o controle externo, por meio do Tribunal de Contas exerceu suas funções fiscalizatória e informativa, quando da análise da despesa com pessoal e a emissão de limite de alerta aos gestores de todos os Poderes.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2018.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons