Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22692
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_AnaCarolinaRamosDeOliveira_tcc.pdf5,25 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Fazendo merkadorias, transformando relações : um estudo sobre a expansão da produção para o mercado em Ataúro, Timor-Leste
Autor(es): Oliveira, Ana Carolina Ramos de
Orientador(es): Silva, Kelly Cristiane da
Assunto: Antropologia econômica
Data de publicação: 12-Nov-2019
Referência: OLIVEIRA, Ana Carolina Ramos de. Fazendo merkadorias, transformando relações: um estudo sobre a expansão da produção para o mercado em Ataúro, Timor-Leste. 2019. 152 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Sociais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O projeto de fortalecimento nacional por meio da modernização e desenvolvimento da economia tem sido um dos principais empreendimentos energéticos do Estado de Timor-Leste e de outros atores cooperantes nacionais e internacionais – dentre eles ONGs, agências de financiamento e coletivos da sociedade civil. Por meio do impulsionamento da produção dos artefatos da kultura como merkadorias para o merkado, principalmente, turístiku, as comunidades têm sido estimuladas, cada vez mais, a se engajarem em relações de troca monetárias no e com o mercado. Investigo, nesta monografia, os impactos desse engajamento com a expansão do mercado na dinâmica e nos modos de relação produtiva e social das comunidades. Contraponho a troca de mercado com a troca de dádiva, identificada nos rituais de reprodução da vida em Timor-Leste, a fim de estimular a desnaturalização do conceito de economia como relacionado somente ao mercado; ao dinheiro; e às relações mediadas por preço. Ao analisar o processo histórico das comunidades e o local social das potenciais merkadorias, que também circulam nas cerimônias da kultura, proponho que no engajamento das comunidades com o mercado existem expectativas econômicas e projetos de vida que estão relacionados com a reprodução das relações sociais e ancestrais e com a expectativa de riqueza e investimento em relações.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Antropologia, 2019.
Aparece na Coleção:Ciências Sociais - Antropologia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons