Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22689
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_BrunoHenriquePaduan_tcc.pdf601,84 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise descritiva dos recursos sobre pedidos de acesso à informação para estatais : um teste de hipótese sobre os recursos recebidos por estatais que atuam no setor regulado
Autor(es): Paduan, Bruno Henrique
Orientador(es): Souza, Ludmila de Melo
Assunto: Lei de Acesso à Informação
Accountability
Empresas públicas
Data de apresentação: 2018
Data de publicação: 11-Nov-2019
Referência: PADUAN, Bruno Henrique. Análise descritiva dos recursos sobre pedidos de acesso à informação para estatais: um teste de hipótese sobre os recursos recebidos por estatais que atuam no setor regulado. 2018. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O trabalho tem como objetivo analisar se as empresas estatais que atuam no setor regulado têm uma tendência maior de concessão de informação em relação às que atuam no setor não regulado. Foram selecionadas dezesseis empresas e separadas entre setor regulado e não regulado e com essa divisão ficaram no setor regulado: CBTU; EBSERH; ELETROBRÁS; HEMOBRÁS; e TELEBRÁS, e para o setor não regulado: AMAZUL; CEITEC/S.A; CONAB; CPRM; EBC; EMBRAPA; EPE; EPL; IMBEL; NUCLEP; e VALEC. Com essas empresas separadas foram pegos os dados referentes aos pedidos de acesso à informação e recursos do Portal de Acesso à Informação referentes a essas empresas. O teste foi feito com os recursos, mas os pedidos foram usados para realizar um paralelo entre os pedidos e os recursos. No teste de hipótese o P maior que 0,05, portanto a diferença não pode ser considerada significativa assim não existiu uma relação entre empresas do setor regulado e maior divulgação de informações. Mas durante a pesquisa foram encontrados alguns pontos que chamaram a atenção. A EBSERH teve mais recursos do que o número de pedidos que não foram deferidos no ano de 2017, foram 98 recursos para 30 pedidos que não foram deferidos. Já a CEITEC/S.A. foi uma empresa considerada nessa pesquisa como uma empresa com baixa concessão de informação, teve 42 acessos concedidos de 97 pedidos e 45,5% de deferimento dos 11 recursos no período. Foi observado também que a média de deferimento dos recursos é boa, porém varia muito de empresa para empresa, havendo empresa com nível de transparência alto e outras com nível baixo.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2018.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.