Título: | O dito e o feito : uma análise do atendimento educacional especializado para surdos nas escolas públicas de Santa Maria |
Autor(es): | Oliveira, Fernanda Conceição de |
Orientador(es): | Buzar, Edeilce Aparecida Santos |
Assunto: | Surdos - educação Educação especial |
Data de apresentação: | 2019 |
Data de publicação: | 8-Nov-2019 |
Referência: | OLIVEIRA, Fernanda Conceição de. O dito e o feito: uma análise do atendimento educacional especializado para surdos nas escolas públicas de Santa Maria. 2019. 65 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
Resumo: | Esta pesquisa buscou investigar como é feito o Atendimento Educacional Especializado de
alunos surdos em Santa Maria. Tendo em vista verificar se a forma como está sendo
aplicado o Atendimento Educacional Especializado está de acordo com o texto norteador do
Ministério da Educação,a esse respeito, assim como observar se os professores destinados
ao AEE são fluentes em Língua Brasileira de Sinais e se sua prática pedagógica está de
acordo com a metodologia visual adequadas para alunos surdos. A pesquisa foi realizada a
partir da metodologia quanti-quali, em que foram realizadas observações das Salas de
Recursos com atendimento ao aluno surdo, aplicação de questionários com os professores
responsáveis pelo atendimentos. Para fundamentar esta pesquisa utilizamos teorias sobre
identidades e cultura e a relação delas com a educação de surdos, assim como o
referencial de políticas educacionais para surdos, como o manual do MEC referente ao AEE
para alunos surdos. O foco deste estudo foi analisar a realidade entre o que é dito pelos
teóricos e as políticas e a realidade encontradas nos AEE nas escolas. Ao fim desta
pesquisa foi possível perceber disparidade entre a realidade encontrada e o que é sugerido
pelos documentos, portanto, não é realizadas todas as ações sugeridas pelo MEC, devido a
falta de profissionais, por não haver um diálogo mais consistente entre a Sala de Recursos
e a classe regular, levando à falta de atividades planejadas em conjunto, como o não
compartilhamento de recursos didáticos elaborados pelo AEE. |
Abstract: | This research investigated about how SEC (Specialized Educational Care) works for deaf
students in Santa Maria. In order to verify if the Specialized Educational Care has worked
according to Education Department guidelines, as well as to investigate if SEC’s teachers
are fluent in Brazilian Sign Language and if their Pedagogical practice is in accordance with
the appropriate visual methodology for deaf students. The research was conducted from the
quanti-quali methodology, in addition to observations performed in the Resource Rooms with
assistance to deaf students, questionnaires interviews with the teachers responsible for the
assistance. To substantiate this research was used theories about identities and culture and
their relationship with deaf education, as well as the reference of educational policies for
deaf, such as the Education Department Manual about the SEC (Specialized Educational
Care) for Deaf Students. The purpose of this study was to analyze the reality between what
is said by theorists and the policies and reality found in SECs at schools. At the end of this
research it was possible to perceive disparity between the reality found and what is
suggested by the documents, therefore, most of the actions suggested by The Education
Department are not performed due to the lack of professionals, because there is no more
consistent dialogue between the Resource Rooms and the regular class, leading to a lack of
jointly planned activities, such as non-sharing of teaching resources prepared by SEC. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2019. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
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