Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22681
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_FabianaMattosoLourenco_tcc.pdf964,72 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A roda que nos move : circularidade, integralidade e dialogia na educação
Autor(es): Lourenço, Fabiana Mattoso
Orientador(es): Rodrigues, Maria Alexandra Militão
Assunto: Comunicação
Educação
Práticas pedagógicas
Data de apresentação: 2019
Data de publicação: 8-Nov-2019
Referência: LOURENÇO, Fabiana Mattoso. A roda que nos move: circularidade, integralidade e dialogia na educação. 2019. 107 f. il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O presente estudo tem como objetivo refletir sobre a potência da roda na escola, na perspectiva da circularidade, integralidade e dialogia nos processos educativos. Buscou-se compreender a importância da roda da vida nos ciclos da natureza e nas culturas ancestrais, assim como as potencialidades de uma nova cultura escolar, criadora de dispositivos pedagógico de circularidade, dialogia e integralidade. Para isso, revisitou-se Célestin Freinet, Rudolf Steiner e Paulo Freire, numa reflexão pedagógica e dialógica, onde a palavra e a escuta se encontram no centro da roda, buscando compreender o movimento dinâmico da educação. Trouxemos as vivências de práxis pedagógicas circulares experienciadas no estágio do curso de graduação em Pedagogia da UnB, realizado na Escola Classe Comunidade de Aprendizagem do Paranoá (CAP) e no Movimento Txai no Centro de Ensino Infantil (CEI) 316N. As narrativas registradas em diários de bordo e relatórios de estágio se entrelaçaram às teorias estudadas, de modo a ampliar a visão e compreensão sobre a roda da educação e a necessidade de desemperrá-la. Assim, ao compreender as potencialidades de uma nova cultura escolar que visa o desenvolvimento integral do Ser humano e que tem no diálogo a sua força motriz, foi possível repensar o movimento circular na educação. Esperamos contribuir para a práxis do educador comprometido com uma educação libertária, integral e dialógica.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2019.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons