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dc.contributor.advisorFreitas, Maria da Conceição da Silva-
dc.contributor.authorVeras, Daniela de Sousa Oliveira Melo-
dc.identifier.citationVERAS, Daniela de Sousa Oliveira Melo. A atuação do orientador educacional na perspectiva do desenvolvimento da autoestima do educando. 2019. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2019.pt_BR
dc.description.abstractEsse trabalho tem como foco a atuação do orientador educacional na perspectiva da construção da autoestima do educando, visto que a autoestima é capaz de determinar e ditar comportamentos que permeiam as atividades educacionais e este profissional é o mais preparado para lidar com essas questões pois tem uma figura central na escola, bem como trazer reflexões acerca do objeto de estudo e sua presença nas relações escolares. O método utilizado foi o método misto, um método que envolve aspectos do método quantitativo e qualitativo, foram aplicados questionários estruturados para dois professores, um de cada segmento (Educação Infantil e Ensino Fundamental anos iniciais), que mostraram que na Educação Infantil o assunto é melhor colocado, e para o Orientador Educacional onde constatou-se que o tema está presente em sua prática e sua ação é essencial para lidar com questões que envolvam a construção da autoestima. Dois alunos um de cada segmento foram entrevistados, um apresentou tendências a baixa autoestima e o outro a elevada autoestima, bem como questões externas como a influência da tecnologia nas questões educacionais e pessoais apareceram intimamente ligadas. As conclusões são que há a necessidade de formar orientadores e profissionais que trabalhem com o assunto, que é necessário um olhar voltado para a dinâmica pessoal dos alunos enquanto sujeitos participantes da escola, já que à medida que avançam na vida escolar menos se fala e menos se considera o trabalho com a autoestima, e com o passar do tempo mais ainda se espera que a escola resolva os problemas sociais, emocionais e pessoais.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordOrientadores educacionaispt_BR
dc.subject.keywordAutoconfiançapt_BR
dc.subject.keywordEducaçãopt_BR
dc.titleA atuação do orientador educacional na perspectiva do desenvolvimento da autoestima do educandopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2019-11-08T12:58:13Z-
dc.date.available2019-11-08T12:58:13Z-
dc.date.submitted2019-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/22680-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1This work focuses on the role of the educational advisor in the perspective of building the self-esteem of the learner, because self-esteem is able to determine and dictate behaviors that pervade this professional and educational activities is more prepared to deal with these issues because it has a central figure at school, as well as bring reflections about the object of study and your presence in the school relations. The method used was the mixed method, a method that involves aspects of the quantitative and qualitative method, structured questionnaires were applied to two teachers, one of each segment (early childhood education and elementary school early years) that showed that in the initial years the subject is best placed, and to the guidance counselor where it was found that the theme is present in your practice and your action is essential for dealing with issues involving the construction of self-esteem. Two students from each segment were interviewed, one presented trends the low self-esteem and other high self-esteem as well as external issues like the influence of technology in the educational and personal issues appeared closely linked. The conclusions are that there is a need to train counselors and professionals who work with the subject, it is necessary a look back to the personal dynamics of pupils while subjects participating in the school, since as they advance in school life less If speech and less if you consider the work with self-esteem, and over time more school still expected to resolve social problems, emotional and personal.pt_BR
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