Título: | Projetos político-pedagógicos das creches conveniadas : análise à luz das orientações da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal |
Autor(es): | Fernandes, Fernanda da Silva |
Orientador(es): | Aires, Carmenísia Jacobina |
Assunto: | Projeto político-pedagógico Educação de crianças Creches |
Data de apresentação: | 2019 |
Data de publicação: | 8-Nov-2019 |
Referência: | FERNANDES, Fernanda da Silva. Projetos político-pedagógicos das creches conveniadas: análise à luz das orientações da Secretaria de Estado de educação do Distrito Federal. 2019. 364 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
Resumo: | O projeto político-pedagógico é um dos mecanismos de efetivação da gestão democrática.
Previsto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) nº 9.394/1996 e
regulamentado no Distrito Federal pela Lei nº 4.751, de 07 de fevereiro de 2012. Ambos os
instrumentos legais definem a participação dos profissionais da educação e da comunidade
escolar na elaboração do Projeto Político-Pedagógico (PPP). Esse deve refletir a identidade da
escola. Desta forma, o presente trabalho tem o objetivo de identificar se as creches
conveniadas localizadas na Região Administrativa Gama-DF seguem as orientações para
elaboração do PPP disponibilizadas em documento específico da Secretaria de Estado de
Educação do Distrito Federal (SEEDF). A pesquisa qualitativa de tipologia exploratória,
baseia-se na análise documental e bibliográfica. Os documentos analisados foram os projetos
político-pedagógicos das três creches conveniadas e o documento orientador disponibilizado
pela SEEDF intitulado “Orientação Pedagógica. Projeto Político-Pedagógico e Coordenação
Pedagógica”. Percebeu-se que as creches conveniadas buscam atender as exigências da
SEEDF quanto à estrutura dos projetos políticos-pedagógicos. No entanto, alguns elementos,
apesar de presentes, foram abordados de forma superficial, como por exemplo, o diagnóstico
da realidade escolar, a descrição da participação dos membros da comunidade escolar, o
acompanhamento e a avaliação da implementação do PPP. |
Abstract: | The political-pedagogical project is one of the mechanisms of actualization of the democratic
management. Provided in LDB 9.394/1996 and regulated in the Federal District by Law No.
4.751 of February 07, 2012. Both evidence the participation of education professionals and
the school community in the PPP. This should reflect the identity of the school. Thus, the
present work aims to identify if the Gama-DF day care centers follow the guidelines available
in specific SEEDF documents. A qualitative research of exploratory typology, is based on the
documentary and bibliographical analysis. The documents analyzed were the politicalpedagogical
projects of the three day care centers located in the city Gama-DF and the
guidance document provided by the SEEDF entitled “Pedagogical Orientation. Political-
Pedagogical Project and Pedagogical Coordination”. The daycare centers try to meet SEEDF
requirements regarding the structure of political-pedagogical projects. However, some
elements, although present, were superficially approached. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2019. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|