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Título: Projetos político-pedagógicos das creches conveniadas : análise à luz das orientações da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal
Autor(es): Fernandes, Fernanda da Silva
Orientador(es): Aires, Carmenísia Jacobina
Assunto: Projeto político-pedagógico
Educação de crianças
Creches
Data de apresentação: 2019
Data de publicação: 8-Nov-2019
Referência: FERNANDES, Fernanda da Silva. Projetos político-pedagógicos das creches conveniadas: análise à luz das orientações da Secretaria de Estado de educação do Distrito Federal. 2019. 364 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O projeto político-pedagógico é um dos mecanismos de efetivação da gestão democrática. Previsto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) nº 9.394/1996 e regulamentado no Distrito Federal pela Lei nº 4.751, de 07 de fevereiro de 2012. Ambos os instrumentos legais definem a participação dos profissionais da educação e da comunidade escolar na elaboração do Projeto Político-Pedagógico (PPP). Esse deve refletir a identidade da escola. Desta forma, o presente trabalho tem o objetivo de identificar se as creches conveniadas localizadas na Região Administrativa Gama-DF seguem as orientações para elaboração do PPP disponibilizadas em documento específico da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF). A pesquisa qualitativa de tipologia exploratória, baseia-se na análise documental e bibliográfica. Os documentos analisados foram os projetos político-pedagógicos das três creches conveniadas e o documento orientador disponibilizado pela SEEDF intitulado “Orientação Pedagógica. Projeto Político-Pedagógico e Coordenação Pedagógica”. Percebeu-se que as creches conveniadas buscam atender as exigências da SEEDF quanto à estrutura dos projetos políticos-pedagógicos. No entanto, alguns elementos, apesar de presentes, foram abordados de forma superficial, como por exemplo, o diagnóstico da realidade escolar, a descrição da participação dos membros da comunidade escolar, o acompanhamento e a avaliação da implementação do PPP.
Abstract: The political-pedagogical project is one of the mechanisms of actualization of the democratic management. Provided in LDB 9.394/1996 and regulated in the Federal District by Law No. 4.751 of February 07, 2012. Both evidence the participation of education professionals and the school community in the PPP. This should reflect the identity of the school. Thus, the present work aims to identify if the Gama-DF day care centers follow the guidelines available in specific SEEDF documents. A qualitative research of exploratory typology, is based on the documentary and bibliographical analysis. The documents analyzed were the politicalpedagogical projects of the three day care centers located in the city Gama-DF and the guidance document provided by the SEEDF entitled “Pedagogical Orientation. Political- Pedagogical Project and Pedagogical Coordination”. The daycare centers try to meet SEEDF requirements regarding the structure of political-pedagogical projects. However, some elements, although present, were superficially approached.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2019.
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