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Título: A importância do desenho como forma de expressão e construção do conhecimento da criança no ensino fundamental
Autor(es): Santos, Gabriela Marques dos
Orientador(es): Barrios González, Alia Maria
Assunto: Atividades criativas na sala de aula
Educação de crianças
Data de apresentação: Jul-2019
Data de publicação: 8-Nov-2019
Referência: SANTOS, Gabriela Marques dos. A importância do desenho como forma de expressão e construção do conhecimento da criança no ensino fundamental. 2019. 75 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O presente trabalho tem como tema a importância do desenho como forma de expressão e construção do conhecimento da criança no Ensino Fundamental. A escolha do tema foi com base em pesquisas e experiências de vida que mostram o quanto o desenho pode ser um instrumento valioso como forma de expressão e construção do conhecimento nas diferentes atividades pedagógicas que um aluno vivência durante sua vida escolar. Sendo assim, o estudo realizado teve como objetivo apontar a importância do desenho como instrumento de expressão e construção do conhecimento nas diferentes atividades pedagógicas do Ensino Fundamental. Para alcançar os objetivos da pesquisa, foi utilizada uma metodologia qualitativa envolvendo a observação de uma atividade pedagógica planejada e executada por uma professora de Ensino Fundamental junto a sua turma de terceiro ano, com crianças de 9 e 10 anos. Ao final desse processo, uma entrevista semiestruturada sobre o tema do estudo, foi realizada com a professora. É importante especificar que a atividade observada abrangeu vários recursos voltados para incentivar a expressão e construção do conhecimento por parte das crianças: dramatização, desenho e produção textual em um gênero diferente do usado inicialmente. Os resultados da pesquisa realizada mostram que é possível usar o desenho em diferentes atividades pedagógicas. Para isso, é fundamental a percepção do professor em relação a importância do mesmo. Conforme colocado na fundamentação teórica, é o professor o responsável por apresentar atividades com desenho que não sejam mecanizadas e que explorem a criatividade e vivências dos alunos. A partir dos resultados do estudo, propõem-se novas pesquisas sobre o tema. Especialmente, destaca-se a necessidade de estudos que verifiquem as concepções dos professores em relação ao uso do desenho no contexto das diferentes disciplinas do currículo.
Abstract: The present work has as its theme the importance of drawing as a form of expression and construction of the knowledge of the child in Elementary School. The choice of theme was based on research and life experiences that show how the design can be a valuable instrument as a form of expression and construction of knowledge in the different pedagogical activities that a student experiences during his school life. Therefore, the objective of this study was to highlight the importance of drawing as an instrument of expression and knowledge construction in the different pedagogical activities of Elementary School. To reach the research objectives, a qualitative methodology was used involving the observation of a pedagogical activity planned and executed by a Elementary School teacher with her third year class with 9 and 10 year old children. At the end of this process, a semi-structured interview on the theme of the study was carried out with the teacher. It is important to specify that the observed activity encompassed several resources aimed at encouraging the expression and construction of knowledge by children: dramatization, design and textual production in a different genre from the one used initially. The research results show that it is possible to use drawing in different pedagogical activities. For this, it is fundamental the teacher's perception regarding the importance of the same. As stated in the theoretical foundation, it is the teacher who is responsible for presenting drawing activities that are not mechanized and that explore the students' creativity and experiences. From the results of the study, new research on the subject is proposed. In particular, the need for studies that verify the teachers' conceptions regarding the use of the drawing in the context of the different disciplines of the curriculum is emphasized.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2019.
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