Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2267
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_IranideAmorimLeite.pdf460,44 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais em uma escola pública de Santa Maria - DF
Autor(es): Leite, Irani de Amorim
Orientador(es): Pinto, Raquel Gomes
Assunto: Estudantes com deficiência
Educação especial
Data de apresentação: 2011
Data de publicação: 5-Jan-2012
Referência: LEITE, Irani de Amorim. Inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais em uma escola pública de Santa Maria - DF. 2011. 74 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Social)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília. 2011.
Resumo: A inclusão dos Alunos com Necessidades Educacionais Especiais está legalizada em acordos internacionais, na Constituição Brasileira e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Porém há ainda grandes obstáculos a serem vencidos. Esse trabalho teve como objetivo compreender como se realiza o processo de inclusão de Alunos com Necessidades Especiais (ANEEs) numa escola pública de Santa Maria – DF para se refletir sobre como esse processo pode ser ampliado/melhorado. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com professores, coordenadores e membros da direção que aceitaram participar voluntariamente da pesquisa. Em seus relatos fica evidente a necessidade de reformas arquitetônicas nos espaços físicos, aquisição de mobiliário e materiais adequados e investimentos públicos na formação profissional dos educadores. Em seus depoimentos explicitaram algumas estratégias utilizadas para superar as dificuldades. Ao final do trabalho ficou evidente que a escola precisa ser um espaço/tempo para o exercício da cidadania e de democratização nas relações interpessoais entre os sujeitos na instituição e na sociedade.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2011.TCC.2267
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons