Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2267
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_IranideAmorimLeite.pdf460,44 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorPinto, Raquel Gomes-
dc.contributor.authorLeite, Irani de Amorim-
dc.identifier.citationLEITE, Irani de Amorim. Inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais em uma escola pública de Santa Maria - DF. 2011. 74 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Social)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília. 2011.en
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.en
dc.description.abstractA inclusão dos Alunos com Necessidades Educacionais Especiais está legalizada em acordos internacionais, na Constituição Brasileira e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Porém há ainda grandes obstáculos a serem vencidos. Esse trabalho teve como objetivo compreender como se realiza o processo de inclusão de Alunos com Necessidades Especiais (ANEEs) numa escola pública de Santa Maria – DF para se refletir sobre como esse processo pode ser ampliado/melhorado. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com professores, coordenadores e membros da direção que aceitaram participar voluntariamente da pesquisa. Em seus relatos fica evidente a necessidade de reformas arquitetônicas nos espaços físicos, aquisição de mobiliário e materiais adequados e investimentos públicos na formação profissional dos educadores. Em seus depoimentos explicitaram algumas estratégias utilizadas para superar as dificuldades. Ao final do trabalho ficou evidente que a escola precisa ser um espaço/tempo para o exercício da cidadania e de democratização nas relações interpessoais entre os sujeitos na instituição e na sociedade.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordEstudantes com deficiênciaen
dc.subject.keywordEducação especialen
dc.titleInclusão de alunos com necessidades educacionais especiais em uma escola pública de Santa Maria - DFen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãoen
dc.date.accessioned2012-01-05T15:02:30Z-
dc.date.available2012-01-05T15:02:30Z-
dc.date.issued2012-01-05T15:02:30Z-
dc.date.submitted2011-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/2267-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2011.TCC.2267pt_BR
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons