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https://bdm.unb.br/handle/10483/22665
Título: | Contribuição do estágio supervisionado dos cursos de graduação em Administração e Ciências Contábeis |
Autor(es): | Oliveira, Andreza Araujo de |
Orientador(es): | Vieira, Eduardo Tadeu |
Assunto: | Estudantes universitários - Ciências Contábeis Estudantes universitários - Administração |
Data de apresentação: | 23-Nov-2018 |
Data de publicação: | 6-Nov-2019 |
Referência: | OLIVEIRA, Andreza Araujo de. Contribuição do estágio supervisionado dos cursos de graduação em Administração e Ciências Contábeis. 2018. 60 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
Resumo: | Considerando a demanda do mercado por profissionais de excelência, os estudantes
buscam aprimorar, ampliar e melhorar o aprendizado através de ferramentas e vivências que
agreguem valor à sua formação, e uma delas é o estágio supervisionado. Este trabalho tem
como objetivo analisar a percepção dos alunos dos cursos de graduação em Administração e
em Ciências Contábeis da Universidade de Brasília que realizaram estágio supervisionado no
1º semestre de 2018. Para isso foi aplicado um questionário, adaptado de Moreira (2014), de
forma eletrônica, visando colher informações do perfil dos estagiários, bem como a visão
deles em relação à contribuição e importância do estágio e em relação ao acompanhamento
dado pela instituição de ensino. Um total de 100 alunos respondeu, sendo 62 do curso de
graduação em Administração, e 38 do curso de graduação em Ciências Contábeis. Também
foi realizado um teste econométrico, sendo uma análise de regressão do tipo probit para
verificar a probabilidade de um aluno perceber o estágio como uma complementação
acadêmica. Os resultados obtidos no teste, juntamente com as demais análises sobre as
respostas ao questionário, corroboram a expectativa de que a realização do estágio
supervisionado contribui na formação acadêmica dos estudantes de ambos os cursos sendo
uma ferramenta de aprendizado prático, e também evidenciam questões a serem observadas
para a melhoria da experiência de estágio, tais como o nível de insatisfação de alguns
estagiários com a atenção dada pela Instituição de Ensino à realização do estágio, e condições
de estágio em discordância com a legislação, sendo esse problema mais apontado em estágios
realizados em órgãos públicos. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2018. |
Aparece na Coleção: | Ciências Contábeis
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