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Título: “Futebol das quebradas” : a promoção do desenvolvimento e a construção de práticas inovadoras de atendimento socioeducativo
Autor(es): Lima, Ane Caroline
Orientador(es): Souza, Tatiana Yokoy de
Assunto: Educação do adolescente
Socioeducação
Esportes e educação
Data de apresentação: 24-Jun-2019
Data de publicação: 6-Nov-2019
Referência: LIMA, Ane Caroline. “Futebol das quebradas”: a promoção do desenvolvimento e a construção de práticas inovadoras de atendimento socioeducativo. 2019. 100 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: As medidas socioeducativas são preconizadas para o(a) adolescente autor(a) de conduta configurada como ato infracional, após o devido processo legal e podem ser cumpridas tanto em meio aberto quanto em meio fechado. O Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE) se articula ao Sistema de Garantia de Direitos, na interface intersetorial entre políticas públicas, como as de educação, assistência social, esporte, cultura e lazer. Este trabalho relata pesquisa que investigou as significações construídas por adolescentes que cumprem medidas socioeducativas e/ou da comunidade e por socioeducadores envolvidos no Projeto “Futebol das Quebradas”. O Projeto é desenvolvido no contexto de uma Unidade de Atendimento em Meio Aberto do Distrito Federal, responsável por executar as medidas socioeducativas de Liberdade Assistida e Prestação de Serviços à Comunidade. O objetivo deste trabalho foi analisar como o Projeto tem contribuído para o desenvolvimento dos adolescentes que cumprem medidas socioeducativas em meio aberto vinculados à UAMA do Paranoá e dos adolescentes das comunidades do Paranoá, Itapoã, Paranoá Parque e áreas rurais do Paranoá. A metodologia envolveu observações participantes do Projeto e entrevistas narrativas semiestruturadas com adolescentes e socioeducadores. Os resultados indicam que o Projeto “Futebol das Quebradas” tem contribuído para o processo de desenvolvimento dos adolescentes atendidos. Os vínculos estabelecidos entre os participantes do Projeto contribuem para a ressignificação das relações sociais e do atendimento socioeducativo realizado. Verificamos, ainda, que a medida socioeducativa, isoladamente, não é capaz de reverter as condições de vida que contribuíram para que o adolescente cometesse o ato infracional. Faz-se necessária a promoção de um trabalho de proteção social em rede, que possibilite o acesso do adolescente, da sua família e da comunidade às diversas políticas públicas que contribuam para o seu desenvolvimento integral. A partir das análises das significações do Projeto, a pesquisa colabora para a construção de práticas inovadoras de atendimento socioeducativo, para a promoção do desenvolvimento em contextos educativos diversos e para o fortalecimento de uma cultura institucional educativa no campo da Socioeducação.
Abstract: The socio-educational measures for juvenile offenders are recommended to teenagers who have committed an infraction after the proper legal process and can be served either in non-custodial or custodial sanctions. The National System of Socio-Educational Services (SINASE) is associated to the System for Guaranteeing Rights as a connection between sectors regarding public policies, such as education, social assistance, sports, culture and leisure. This study reports a research that investigated the insights built by teenagers who are serving socio-educational measures as well as the community and social educators involved in the project “Futebol das Quebradas”. The project is developed inside of a Non-Custodial Attending Unit (UAMA) located at the Federal District responsible for executing socio-educational measures of supervised probation and community service. This paper aims to analyze the Project’s contribution to the progress of the teenagers who are serving socio-educational measures in non-custodial sanctions tied to Paranoá’s UAMA from Paranoá’s communities, Itapoã, Paranoá Parque and country areas of Paranoá. The methodology encompassed self- observations from the Project and narrative interviews semi structured with the teenagers and the social educators. The results indicate that the Project “Futebol das Quebradas” has contributed to the teenagers’ process of development. The bond created between the participants of the Project contributes to establishing new meanings to their social relationships and improves the social and educational aid given to them. In addition, it has been checked that the socio-educational measures per se are not able to change the life conditions that made the adolescent commit an infraction. Endorsing a social protection network is necessary, so as to guarantee the teenager, family and community’s access to the various public policies that contribute to their full development. From the analysis of the Project’s significance, the research enriches the building of innovative practices regarding socio-educational aid, aiming to promote the development in different educational contexts and also to strengthen an educational culture institutionalized in the field of Social-Education.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2019.
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