Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22661
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_AnaLuisaLopesLimaMoura_tcc.pdf897,52 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorDantas, Otília Maria Alves da Nóbrega Alberto-
dc.contributor.authorMoura, Ana Luísa Lopes Lima-
dc.identifier.citationMOURA, Ana Luísa Lopes Lima. O uso pedagógico da música e da leitura como estratégias de relaxamento para consolidação da afetividade em sala de aula: um estudo no ensino fundamental I. 2019. 56 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como tema as estratégias de relaxamento utilizadas no contexto da sala de aula de uma escola pública na região administrativa do Gama, no Distrito Federal. O relaxamento visa reduzir a atividade corporal e mental, por um determinado momento, através de um processo autoconsciente e direcionado. O estudo tem como objetivo compreender o sentido das estratégias de relaxamento utilizadas pelos professores do Ensino Fundamental I (anos iniciais). A metodologia de pesquisa, de natureza qualitativa, pauta-se na observação de aulas e na aplicação de questionários a professores. Os fundamentos teóricos pautam-se em Freire (1996), Espírito Santo (2011), Nascimento (2011), Yared (2008), dentre outros. Os resultados apresentam que a maioria dos professores realizam, com frequência em sala de aula, o relaxamento em atividades com propósito de reduzir a agitação e a falta de concentração das crianças. As principais estratégias de relaxamento utilizadas pelos professores desta pesquisa foram: música e leitura geralmente articuladas aos conteúdos curriculares. As conclusões apontam que as atividades de relaxamento utilizadas pelos docentes promovem sucesso na realização das atividades em sala aula, pois auxiliam na concentração dos estudantes.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordRelaxamentopt_BR
dc.subject.keywordMúsica na educaçãopt_BR
dc.subject.keywordLiteraturapt_BR
dc.titleO uso pedagógico da música e da leitura como estratégias de relaxamento para consolidação da afetividade em sala de aula : um estudo no ensino fundamental Ipt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2019-11-06T11:54:51Z-
dc.date.available2019-11-06T11:54:51Z-
dc.date.submitted2019-09-11-
dc.description2Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/22661-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1The present work has as its theme the relaxation strategies used in the context of the classroom of a public school in the administrative region of Gama, in the Federal District. Relaxation aims to reduce body and mental activity at a given moment through a self-conscious and directed process. The study aims to understand the meaning of the relaxation strategies used by elementary school teachers (early years). The qualitative research methodology is based on the observation of classes and questionnaires to teachers. The theoretical foundations are based on Freire (1996), Espírito Santo (2011), Nascimento (2011), Yared (2008), among others. The results showed that most teachers often perform in the classroom relaxation in activities, aimed at reducing children's agitation and lack of concentration. The main relaxation strategies used by the teachers of this research were: music and reading generally articulated to the curricular contents. The conclusions indicate that the relaxation activities used by the teachers promote success in performing the activities in the classroom, as they help in the concentration of students.pt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons