Título: | Percepção dos discentes dos cursos de graduação em Ciências Contábeis da Universidade de Brasília acerca da importância da educação fiscal na formação do cidadão |
Autor(es): | Pereira, Adriel Carlos Tertulino |
Orientador(es): | Vieira, Eduardo Tadeu |
Assunto: | Ciências Contábeis Educação fiscal Impostos |
Data de apresentação: | 25-Jun-2018 |
Data de publicação: | 1-Nov-2019 |
Referência: | PEREIRA, Adriel Carlos Tertulino. Percepção dos discentes dos cursos de graduação em Ciências Contábeis da Universidade de Brasília acerca da importância da educação fiscal na formação do cidadão. 2018. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
Resumo: | A Educação Fiscal é fundamental para o desenvolvimento e formação dos cidadãos, pois tem
como finalidade instruí-los sobre a importância do exercício da cidadania, além de conscientizar
sobre a importância socioeconômica dos tributos. O presente trabalho teve como objetivo
principal verificar a percepção dos discentes dos cursos de graduação em Ciências Contábeis
da Universidade de Brasília - UnB acerca da importância da Educação Fiscal para a formação
do cidadão, bem como a verificação e comparação das ementas e objetivos da disciplina
Educação Fiscal nas Universidades Federais, incluindo a Universidade de São Paulo - USP.
Como instrumento de pesquisa, aplicou-se questionários. A amostra correspondeu a 252 alunos
do curso de graduação em Ciências Contábeis da UnB, os quais opinaram acerca da relevância
do tema abordado. Foi feito também um levantamento em 41 Universidades Federais mais a
USP para verificar a existência da disciplina Educação Fiscal nos cursos de graduação em
Ciências Contábeis. Os resultados demonstraram que: a grande maioria dos alunos consideram
que a Educação Fiscal é fundamental para a formação do cidadão e para a capacitação
profissional; apenas UFRN, UFES, UNIFESP e USP disponibilizam a disciplina de maneira
regular optativa. E o Programa Nacional de Educação Fiscal - PNEF sendo um programa
disseminador de conhecimentos da Educação Fiscal, ainda não conseguiu alcançar todo o
público alvo. Dessa forma, o estudo demonstra a necessidade de mais investimentos em
Programas de Educação Fiscal voltados às escolas, principalmente no ensino médio e a inclusão
da disciplina pelas Universidades Federais do Brasil nos cursos de graduação em Ciências
Contábeis. |
Abstract: | Fiscal education is fundamental for the development and training of citizens, because it aims to
instruct them on the importance of the exercise of citizenship, and to raise awareness about the
socio-economic importance of the tributes. The main purpose of the present work was to verify
the perception of the students of the undergraduate degree in Accountings of the University of
Brasília - Brasília on the importance of fiscal education for the formation of the citizen, as well
as the verification and Comparison of the menus and objectives of the discipline fiscal education
in public federal universities, including University of São Paulo - USP. As a research tool,
questionnaires were applied. The sample corresponded to 252 students of the undergraduate
degree in Accounting sciences of the University of Brasília, who opined on the relevance of the
topic covered. It was also made a survey in 41 Public Federal Universities plus the USP to
check the existence of the discipline fiscal education in the undergraduate courses in
accountings. The results showed that: the majority of students considered that fiscal education
is fundamental for the formation of the citizen and for professional training; only UFRN, UFES,
UNIFESP and USP provide the discipline in a regular, elective manner. And the Programa
Nacional de Educação Fiscal - PNEF (National Fiscal Education Program) being a
disseminating program of knowledge of fiscal education, has not yet managed to reach the
entire target audience. In this way, the study demonstrates the need for more investments in
fiscal education programs focused on schools, mainly in high school and the inclusion of the
discipline by Federal Universities of Brazil in the undergraduate courses in accountings. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2018. |
Aparece na Coleção: | Ciências Contábeis
|