Resumo: | O presente trabalho trata de um dos temas centrais da educação superior brasileira: a avaliação institucional. O estudo consiste em uma pesquisa com abordagem qualitativa e busca contribuir com a pesquisa sobre a educação superior brasileira, especificamente sobre o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – Enade, um dos instrumentos do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – Sinaes. A investigação focaliza as possíveis repercussões dos resultados do Enade (2008) na gestão do curso de licenciatura em Pedagogia ofertado por três instituições situadas no Distrito Federal. Buscou-se identificar, a partir dos resultados do exame, as percepções dos coordenadores a respeito do Enade e as mudanças implementadas por eles na gestão do curso de cada instituição. Metodologicamente, foi utilizada análise documental e entrevistas semi-estruturadas realizadas pelo Grupo de Estudos de Políticas Públicas de Avaliação da Educação Superior – Gepaes, vinculado à Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. Os dados coletados por meio dessas entrevistas foram interpretados na perspectiva da análise de conteúdo. O referido grupo disponibilizou as informações, por ele obtidas para a realização deste trabalho. Objetivando melhor compreensão do tema tratado, a pesquisa procurou trabalhar o conceito de avaliação institucional e os referenciais legais da avaliação no Brasil. Também foram abordados o histórico da avaliação institucional na educação brasileira, abrangendo as políticas públicas de avaliação da educação superior no país desde a década de 1970 até os dias atuais, com a implementação do Sinaes, focalizando o estudo no Enade. A análise realizada revelou que a avaliação é reconhecida como importante, também que o Sinaes é bem aceito pelos coordenadores entrevistados. Entretanto, a positividade com relação ao Sinaes/Enade não justifica a correta utilização das ferramentas que o sistema dispõe para a gestão pedagógica dos cursos, com base nos resultados por eles alcançados. Foi possível observar, também, que os resultados do Enade têm maior interferência nas instituições privadas do que na instituição pública pesquisada, visto que nesta última a coordenação não demonstra interesse com o processo avaliativo do atual sistema. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT This report deals with one of the main themes of Brazilian higher education: institutional assessment. It consists of a qualitative research study and seeks to contribute to research about Brazilian higher education, namely about the National Exam for Evaluating Student Achievement - ENADE, one of the tools of the National Higher Education Evaluation System – Sinaes. The study focuses on the possible repercussions of the 2008 Enade results on the management of undergraduate Pedagogy course offered by three institutions located in the Federal District, Brazil. With basis on the results of the exam, the objective was to identify the course coordinator’s perception about the Enade and the changes implemented by them in the management of each institution’s course. Methodologically, documentary analysis and semi-structured interviews were utilized by the Public Policies for Higher Education Evaluation Study Group – Gepaes, associated to the Faculty of Education of the University of Brasilia. The data gathered in these interviews was interpreted by means of content analysis. The Gepaes made their data available for the elaboration of this study. For a better understanding of the issue in question, this study worked with the concept of institutional assessment and the legal references of assessment in Brazil. The history of institutional assessment in Brazilian education was also discussed, beginning with public policies for higher education evaluation in the country in the 1970’s up to today, with the implementation of Sinaes and focusing the study on the Enade. The analysis revealed that the importance of the assessment is recognized and that the Sinaes is well accepted by the coordinators who were interviewed. However, the positive attitude towards the Sinaes/Enade does not imply in the correct utilization of the tools that the system has available for the pedagogical management of its courses, with basis on the results achieved by them. It was also observed that the Enade results have greater influence in private institutions than in the public institution studied, being that in the latter, the coordination does not display any interest in the assessment process of the current system. |