Resumo: | O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo analisar como os professores da Educação Infantil compreendem o lúdico e o brincar, e como estão aplicando esses conceitos. Se eles veem o lúdico e o brincar como uma estratégia pedagógica ou apenas como uma forma de diversão para os alunos. Inicia-se a partir da conceituação da atividade lúdica, do brincar, dos jogos e relacionando-os à educação e suas contribuições para o desenvolvimento infantil. Em seguida, vêm as considerações sobre do histórico da construção social a respeito da infância e da educação infantil, onde se buscou o contexto social em que ela foi instituída e também o currículo em que os profissionais da Educação Infantil se baseiam e referenciam sua prática. Buscou-se, então, analisar a visão de professores da Educação Infantil e suas práticas pedagógicas com relação à ação lúdica. Para tanto, foi realizada neste estudo a pesquisa descritiva com abordagem qualitativa, com realização de pesquisa de campo para coleta de dados na modalidade observação, além de questionário estruturado com oito perguntas abertas, tendo como referência os objetivos específicos deste estudo. Enfatizou-se questões, tais como: o grau de formação das professoras participantes e se elas a consideram completa, seus conhecimentos a respeito da importância do lúdico no desenvolvimento infantil e com relação a aprendizagem das crianças, a conceituação dos jogos e das brincadeiras e com que frequência elas utilizam esta estratégia de ensino em sua prática pedagógica. Os resultados desta pesquisa permitiram identificar que as professoras têm visões divergentes com relação à conceituação do lúdico, do brincar e dos jogos, e também com relação à prática pedagógica, mesmo as duas concordando com as contribuições da ludicidade para o desenvolvimento infantil. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT The present work of course conclusion has as objective to analyze as the professors of the early childhood education understand playful and playing, and as they are applying these concepts. If they veem playful and playing as a pedagogical strategy or only as a form of diversion for the pupils. She initiates yourself from the conceptualization of the playful activity, playing, the games and relating them it the education and its contributions for the infantile development. Then come the historical considerations about the social construction of childhood and childhood education, which sought the social context in which it was established and also the curriculum in which early childhood professionals are based and refer to their practice. One searched, then, to analyze the vision of professors of pedagogical practical the Infantile Education and its with regard to the playful action. For in such a way, the descriptive research with qualitative boarding was carried through in this study, with accomplishment of research of field for collection of data in the modality comment, beyond questionnaire structuralized with eight opened questions, having as reference the specific objectives of this study. One emphasized questions, such as: the degree of formation of the participant teachers and if consider they it complete, its knowledge regarding the importance of the playful one in the infantile development and with regard to learning of the children, the conceptualization of the games and the tricks and with that frequency they use this strategy of education in pedagogical practical its. The results of this research had allowed to identify that the teachers have divergent views with regard to the conceptualization of the playful one, of playing and the games, and also with regard to practical the pedagogical one, exactly the two agreeing to the contributions of the ludicidade for the infantile development. |