Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22628
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_VitorDaSilvaSantos_tcc.pdf476 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise da abordagem da história da ciência nos livros aprovados no Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) 2015 a partir do tratamento dado ao conceito de elemento químico
Autor(es): Santos, Vítor da Silva
Orientador(es): Silva, Roberto Ribeiro da
Assunto: Ciências - estudo e ensino
Livros didáticos
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 24-Out-2019
Referência: SANTOS, Vítor da Silva. Análise da abordagem da história da ciência nos livros aprovados no Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) 2015 a partir do tratamento dado ao conceito de elemento químico. 2015. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Este trabalho visa a analisar se a forma como a História da Ciência está sendo abordada nas salas de aula contribui com o ensino de Ciências. Para isso, foram analisados os livros didáticos aprovados no Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2015 e o tratamento dado por eles ao conceito de elemento químico. A utilização da História da Ciência no ensino de Ciências é defendida desde o início do século passado. Entretanto, o que se observou foi uma abordagem equivocada, que pouco valorizou aspectos humanistas, focando o desenvolvimento de conceitos apenas para dentro da própria Ciência, retirando-a do contexto em que está inserida, seja ele de natureza histórica, social ou tecnológica. Ou seja, esse tipo de uso da História da Ciência teve efeito contrário: acabou por corroborar um caráter de dogmas na Ciência e que ela seria feita por alguns poucos cientistas, que nunca erram. A abordagem que se considera mais recomendada, mais atual, inclusive, sugere que a História da Ciência não é simplesmente um detalhe para a Ciência, mas é por si só a própria natureza de seu processo de elaboração. O conceito escolhido a ser analisado nos livros didáticos foi o de elemento químico. A escolha foi feita levando-se em consideração que ele é classificado como um conceito estruturante para Química, ou seja, permitiu a transformação desta Ciência. Neste trabalho, a busca foi pela correção conceitual baseando-se na definição atual de elemento químico e por confusões conceituais que envolvem, principalmente, os conceitos de elemento químico e substância simples, a qual é decorrente, em parte, pela própria confusão que acompanhou esses conceitos historicamente. Foi feito um apanhado histórico da evolução do conceito de elemento químico e os mais diversos significados que assumiu ao longo do tempo até a atualidade. A conclusão a que chegamos é que, ao mesmo tempo em que a maioria dos livros define elemento químico conforme a definição mais aceita atualmente, apresenta uma grande carga de confusão conceitual e faz um uso indevido da História da Ciência na apresentação do conceito.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2015.
Aparece na Coleção:Química



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons