Resumo: | Este trabalho visa a analisar se a forma como a História da Ciência está sendo abordada
nas salas de aula contribui com o ensino de Ciências. Para isso, foram analisados os livros
didáticos aprovados no Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2015 e o tratamento dado
por eles ao conceito de elemento químico. A utilização da História da Ciência no ensino de
Ciências é defendida desde o início do século passado. Entretanto, o que se observou foi uma
abordagem equivocada, que pouco valorizou aspectos humanistas, focando o desenvolvimento
de conceitos apenas para dentro da própria Ciência, retirando-a do contexto em que está
inserida, seja ele de natureza histórica, social ou tecnológica. Ou seja, esse tipo de uso da
História da Ciência teve efeito contrário: acabou por corroborar um caráter de dogmas na
Ciência e que ela seria feita por alguns poucos cientistas, que nunca erram. A abordagem que
se considera mais recomendada, mais atual, inclusive, sugere que a História da Ciência não é
simplesmente um detalhe para a Ciência, mas é por si só a própria natureza de seu processo de
elaboração. O conceito escolhido a ser analisado nos livros didáticos foi o de elemento químico.
A escolha foi feita levando-se em consideração que ele é classificado como um conceito
estruturante para Química, ou seja, permitiu a transformação desta Ciência. Neste trabalho, a
busca foi pela correção conceitual baseando-se na definição atual de elemento químico e por
confusões conceituais que envolvem, principalmente, os conceitos de elemento químico e
substância simples, a qual é decorrente, em parte, pela própria confusão que acompanhou esses
conceitos historicamente. Foi feito um apanhado histórico da evolução do conceito de elemento
químico e os mais diversos significados que assumiu ao longo do tempo até a atualidade. A
conclusão a que chegamos é que, ao mesmo tempo em que a maioria dos livros define elemento
químico conforme a definição mais aceita atualmente, apresenta uma grande carga de confusão
conceitual e faz um uso indevido da História da Ciência na apresentação do conceito. |